Torcida

De Norte a Sul: Conheça a Família Novasco, torcida vascaína de Salvador

Mesmo em meio a má fase que atravessa o Clube há anos, em cada canto do país facilmente é possível encontrar uma multidão de vascaínos, que exibem com orgulho a Cruz de Malta no peito. São mais de 20 milhões de apaixonados, espelhados de Norte a Sul. 

Buscando conhecer um pouco mais sobre essa paixão que move tantos torcedores, principalmente aqueles que acompanham o Vasco à distância, é que o SuperVasco inicia o quadro “De Norte a Sul”, dando visibilidade às tantas torcidas que se organizam Brasil afora em torno do mesmo sentimento.

Esse é o caso da Família Novasco, um grupo de vascaínos de Salvador, que já completa 10 anos em novembro, sempre ao lado do Cruzmaltino. Quem conta essa história é o fundador Pio Novaes. 

- Tudo começou como uma brincadeira entre amigos 100% vascaínos, onde nos reuníamos em um bar na Pituba, próximo a orla de Salvador, para assitir aos jogos do nosso Vascão. Eu, Pio Novaes, Cláudio Rodrigues, Ricardo Mascarenhas e Luciano Pie, em 2011, pensamos jumtos em montar uma torcida onde só entraria verdadeiros torcedores raiz. Em 2012 decidimos fazer a fundação oficial. Em 2014 fizemos uma mudança no escudo e no nome para “Família Novasco”, com o objetivo de agregar uma identidade diferenciada.

Segundo o vascaíno, a torcida não para de aumentar. Em contato com a nossa equipe, ele contou como o grupo tem tentando driblar a pandemia para seguir acompanhando o tine.

- Hoje contamos com mais de 80 adeptos, alguns em São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Sergipe. Todos os anos lançamos camisas novas fazendo homenagem a ídolos como, Edmundo, Dinamite, Pedrinho, Germano e a atual ao Maestro Felipe, uma forma de gratidão pelo que fizeram ao nosso estimado clube. Com a chegada da pandemia, infelizmente, não nos reunirmos mais presencialmente, devido a todo o protocolo de segurança. Mas sempre fazemos lives pós-jogos e, as vezes, até durante, para trocarmos ideias e comentar as partidas e as novidades do Vasco. Respiramos Vasco da Gama.

Fonte: SUPERVASCO.COM