De janeiro a dezembro: Confira a retrospectiva do Vasco em 2010
Após retornar à Série A, o torcedor do Vasco esperava o caminho das conquistas em 2010. Porém, isso não aconteceu. O Cruzmaltino passou a temporada em branco e encerrou década mais apagada de sua história, com apenas dois títulos (Estadual 2003 e Série B 2009).
O ano começou como previsto: boa campanha na Taça Guanabara, jogadores contratados correspondendo e o técnico Vagner Mancini, aposta para o lugar de Dorival Júnior, já com algum crédito, principalmente após golear o Botafogo por 6 a 0. Entretanto, na decisão do turno, o time perdeu para o mesmo Botafogo por 2 a 0 e instalou o clima de desconfiança em São Januário.
Veio a Taça Rio e o Vasco venceu as primeiras rodadas, mas não convenceu. Até que perdeu três partidas seguidas: Flamengo, Olaria e Americano, que culminou com a demissão de Vagner Mancini. Gaúcho, interinamente. Assume. A equipe foi para o clássico contra o Fluminense com gás novo e conseguiu triunfar por 3 a 0. Porém, na semifinal do segundo turno, derrota para o Flamengo (2 a 1) e fim do Estadual.
Na Copa do Brasil, o Vasco foi avançando de fase sem brilho, fazendo apenas o necessário. Nas quartas de final, encarou Vitória e acabou eliminado da competição nacional.
O jeito era encarar o Campeonato Brasileiro com unhas e dentes. O início, entretanto, foi péssimo: derrota para o Atlético-MG, em Belo Horizonte, e empate com o Palmeiras, em São Januário. Resultado: saída de Gaúcho e contratação de Celso Roth.
O novo treinador chegou com moral, querendo botar ordem na casa, mas os resultados não foram bons. Em cinco jogos: três derrotas, um empate e uma vitória. Mesmo com o fraco desempenho, o Internacional, na semifinal da Libertadores, resolveu tirá-lo do Vasco, menos de um mês após aceitar o convite da diretoria cruzmaltina.
O clube agiu logo e anunciou Paulo César Gusmão, que deixava o Ceará na vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Após um torneio em Florianópolis, durante a paralisação da competição em função da Copa do Mundo, o treinador iniciou o processo de arrumar a casa, ajudado por alguns reforços de peso como Eder Luís, Felipe e Zé Roberto.
No retorno ao Brasileiro, o Vasco, em poucas rodadas, conseguiu se afastar da zona de rebaixamento e chegar ao meio da tabela. Fato que alimentou ainda mais o sonho do torcedor de ver o time na Libertadores. Tudo caminhava bem, mas uma sequência assustadora de empates fez a equipe ver o sonho da principal competição sul-americana ir embora.
Depois disso, entre altos e baixos, o Vasco terminou o Campeonato Brasileiro na 11ª colocação, com 49 pontos. O Cruzmaltino estava assegurada na Sul-Americana 2011.
Mais lidas
- 0 Galvão Bueno voltará a narrar jogos do Vasco, agora em outra emissora
- 0 Como a diretoria da SAF vinha avaliando o trabalho de Paiva, segundo Trivela
- 0 Coritiba prepara proposta para manter Zé Gabriel; Ásia tem interesse
- 0 Vasco procurou o Pedro Caixinha? Técnico responde sobre especulações
- 0 Imprensa italiana diz que quatro clubes estão interessados em Lucas Piton
- 0 Sub-17: Vasco decide contra o Flamengo a final do Carioca neste sábado (23)
- 0 Declarações recentes de Ramón Díaz apimentam Corinthians x Vasco
- 0 Baran: Formato da competição vai ajudar o Vasco na escolha do novo técnico
- 0 Sub-17: Assista a Flamengo x Vasco, jogo da volta da final do Carioca
- 0 Ex-Vasco, Fernando Prass será comentarista de emissora badalada