Imprensa

Curiosidade: vigia vascaíno faz de estádio sua moradia por sete anos

Há pouco mais de sete anos o Estádio Governador José Fragelli, o “Verdão” é, literalmente, a casa do vigia Manoel Domingos da Silva, de 58 anos.

Ex-morador do bairro Santa Isabel, que fica a menos de um quilômetro no local, Silva transformou em residência o pequeno cômodo lateral da segunda entrada do estádio, aquela que fica de frente para o Jardim Primavera.

A mudança dele para o estádio aconteceu após a separação da esposa, como quem tem cinco filhos. Ele contou que com o fim do casamento e a decisão de deixar o único imóvel da família para a ex-mulher e os filhos, acabou ficando sem ter onde morar.

Vigia do Verdão há 26 anos, Silva já passava a maior tempo de sua vida dentro do estádio. Transformá-lo em sua residência foi questão de horas, apenas o tempo de levar para lá uma cama e objetos pessoais como roupas e calçados.

Depois, diz, chegaram os móveis e eletrodomésticos, como televisão, geladeira, fogão e armários. Desde então, só deixa o Verdão nos dias de folga para visitar parentes e amigos ou para dançar nos salões de bailes populares.

Com a confirmação da cidade de Cuiabá como sub-sede da Copa de 2014 e a notícia de que em breve, um ou dois meses, o velho estádio começa a ser demolido, Manoel Silva terá de abandonar a moradia que tanto gosta e com a qual fez uma boa economia.

Ele diz que, como trabalha em dias alternados, tem tempo de procurar casa para comprar. Silva não quer morar longe do estádio, por isso está de olho em imóveis de bairros próximos. “Já vi uma que gostei, acho que vou comprá-la”, confessa.

Desde que passou a morar no Verdão, ele não paga aluguel, IPTU, luz e água. Por isso, consegue guardar grande parte do salário de pouco mais de R$ 900.

A poupança que fez nesses sete anos foi suficiente para comprar duas bancas comerciais no Shopping Popular (dos camelôs). Segundo ele, uma das bancas está alugada e outra sendo gerenciada por uma de suas filhas.

A parte ruim de morar lá, reclama, é a falta de liberdade para receber visitas, uma namorada, por exemplo, ou fazer uma festinha com os amigos.

Vascaíno e mixtense, Silva diz que nas últimas duas décadas e meia assistiu todos os grandes clássicos do futebol e shows artísticos sediados pelo estádio. Na lista dele estão a seleção brasileira de futebol, Vasco e Flamengo e clássicos regionais, como Operário x Mixto e Mixto contra o Dom Bosco.

O chefe de Silva, Jobert Brito de Lima, superintendente do Complexo Esportivo Verdão, diz que quando assumiu esse cargo o vigia já morava no estádio.

Funcionário assíduo e responsável, Silva atravessou cinco diferentes gestões do Estado, desde o ex-governador Júlio José de Campos até Blairo Maggi, na mesma função. “Ele é patrimônio do Verdão”, brinca Jobert. “E como em time que está ganhando não se mexe, não tínhamos por que tirá-lo daqui”, completa.

Fonte: Diário de Cuiabá