Clube

CT Moacyr Barbosa traz orgulho aos moradores da Cidade de Deus

O Centro de Treinamentos Moacyr Barbosa veio não apenas para mudar a história do Vasco da Gama, mas também a de boa parte da Cidade de Deus e dos seus moradores. 

O que antes era apenas um terreno vazio, com a vegetação tomando conta e condições insalubres de moradia, hoje se transforma em um dos principais equipamentos esportivos do país, trazendo não só infraestrutura de ponta, mas também orgulho, esperança e dignidade à população. 

Quem conta essa história é o Renato Santos, de 33 anos, nascido e criado na comunidade. Segundo ele, a chegada do Clube representou uma verdadeira quebra de paradigma.

- Ali era conhecido como um brejo, onde tinham diversos jacarés e alguns barracos. As pessoas viviam em extrema pobreza. Foi ótimo ter um time como o Vasco em uma comunidade carente, pois éramos somente vistos pela violência. Houve mais valorização aqui. Hoje, com o CT, vemos crianças na porta gritando, brincando, dizendo que querem ser jogadores também. Muito bacana.

Construído com doações provenientes da torcida, que abraçou a campanha de financiamento coletivo, o espaço já abriga toda a estrutura do Departamento de Futebol, recebendo diariamente os treinos da equipe principal. Acompanhar as atividades do time se tornou um dos principais entretenimentos dos moradores.

- Acompanhamos sempre os jogadores treinando. Ficamos nas lajes, nas varandas e quando eles saem do CT as crianças pedem para tirar fotos.

Vascaíno declarado, Renato hoje se considera um privilegiado por ter o clube do coração tão próximo. Em contato com a nossa equipe, ele fez questão de destacar a atenção que Germán Cano, Gabriel Pec e Nenê sempre têm com a população.

- Hoje somos conhecidos como a segunda “Barreira do Vasco”. Apesar de ser “nas costas” da comunidade, mudou bastante a região. Sobre os jogadores, alguns são mais comunicativos. O Germán Cano, o Pec e o Nenê são os que mais cumprimentam o pessoal.

O SuperVasco também buscou o Clube, através do seu VP de História e Responsabilidade Social, Horácio Junior, para entender como tem se desenvolvido essa relação direta entre a instituição e a comunidade.

- O Vasco está inserido no meio de três comunidades e estamos atentos às suas necessidades, sempre abertos ao diálogo para buscarmos a melhor forma de incluí-los e darmos assistência.  

Horácio antecipou algumas novidades que estarão sendo oficializadas em breve, visando capacitar os jovens do entorno do CT Moacyr Barbosa, através de oficinas culturais. 

- Conseguimos recentemente o aporte para um importante projeto de inclusão social através da cultura. O projeto “Ciclo de oficinas culturais Vasco da Gama” oferecerá, na sede do Clube, cursos de audiovisual, música e dança. Também será construído um anfiteatro para apresentação dos alunos e para dias de oficinas em espaço aberto. O público alvo são jovens de 12 a 24 anos.

Por Leandro Oliveira

Foto: Twitter Expresso 1898Horácio Junior
Horácio Junior

Fonte: SUPERVASCO.COM