Cruzeiro e Vasco se enfrentam hoje, às 16h, em Varginha
Por razões diferentes, os técnicos vão dividir os holofotes com os jogadores na partida entre Cruzeiro e Vasco, neste domingo, às 16h (de Brasília). Do lado azul, Celso Roth está na corda bamba. Após três derrotas consecutivas, pode perder o emprego se não vencer, já que a pressão é grande. Num clima mais tranquilo, o lado cruz-maltino terá a estreia de Marcelo Oliveira, ex-Coritiba, que trabalha no futebol carioca pela primeira vez. A partida será no Estádio Melão, em Varginha, por conta da punição de seis mandos de campo imposta à Raposa pelos incidentes no clássico contra o Atlético-MG, quando a torcida atirou objetos no gramado.
O Cruzeiro busca desesperadamente a vitória. Roth ainda não encontrou a formação ideal para o time, que não tem conjunto nem escalação definidos, mesmo após 24 rodadas de Brasileirão. Ainda sem contar com o atacante Borges, lesionado, o time espera pela volta do lateral-direito Ceará, que ficou fora das últimas seis partidas e busca seu melhor condicionamento físico. A possibilidade de troca de comando para não deixar escapar a briga pela Libertadores já é admitida pelo presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares.
Já em São Januário, a semana foi mais do que atribulada. Fora das quatro linhas, mudanças na diretoria, troca de farpas e isolamento parcial do presidente Roberto Dinamite, que ainda precisou agilizar a contratação do novo comandante, já que Cristóvão Borges pediu demissão. A vitória sobre o Palmeiras, no entanto, acalmou os ânimos e reforçou a confiança na permanência no G-4, que esteve muito ameaçada pelo Botafogo, e até nas chances de título, em caso de arrancada.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos a partir de 15h30m (de Brasília). A Rede Globo transmite a partida para todo Brasil (menos São Paulo, Paraná, Belo Horizonte e Varginha) a partir de 15h50m (de Brasília).
Cruzeiro: mesmo tendo sido derrotado, Celso Roth pode repetir o esquema 3-5-2 que usou contra o Figueirense, em Florianópolis, com o volante Leandro Guerreiro atuando como terceiro zagueiro. Com dois meias jogando como laterais, o time fica forte pelas pontas. Provável equipe: Fábio; Souza (Ceará), Mateus, Rafael Donato (Victorino) e Everton; Leandro Guerreiro, Charles, Tinga e Montillo; Wallyson e Wellington Pauslita.
Vasco: a principal novidade é a volta de Renato Silva, que passou 75 dias sem condições legais de jogo, já que a regularização de seu novo contrato esbarrou na falta de acordo com o Shandong Luneng, da China, seu ex-clube. O zagueiro deve ser titular na vaga de Douglas, suspenso, e se junta a Carlos Alberto, que retoma a vaga do jovem Jhon Cley. Assim, a formação na estreia de Marcelo Oliveira deve ser Fernando Prass, Jonas, Dedé, Renato Silva e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Carlos Alberto; Eder Luis e Tenorio.
Cruzeiro: o zagueiro Léo foi expulso contra o Figueirense e cumpre a suspensão automática neste domingo. A lista de jogadores no departamento médico é grande: os volantes Sandro Silva e William Magrão e os atacantes Borges e Fabinho.
Vasco: depois do desastre na goleada imposta pelo Bahia, domingo passado, quando teve nove baixas e improvisos nos setores, a lista de ausências é menor: Auremir, com estiramento na coxa, e os suspensos Douglas, Felipe e Alecsandro.
Cruzeiro:
Borges, Ceará, Charles, Everton, Leandro Guerreiro, Léo, Montillo, Rafael Donato, Victorino e Wallyson.
Vasco: Jonas, Fabrício, Nilton, Carlos Alberto e William Barbio
André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Alessandro Rocha e Matos (Fifa/BA) e Bruno Boschilia (PR). André Luiz de Freitas arbitrou nove jogos no Brasileirão, marcou 299 faltas (média de 33,2 por jogo), aplicou 48 amarelos (média de 5,3 por jogo), um vermelho (média de 0,11 por jogo) e um pênalti (média de 0,11 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro, curiosamente, apitou o jogo entre Vasco e Cruzeiro no primeiro turno, no Rio, com vitória celeste por 3 a 1, pela sexta rodada. Além disso, trabalhou em mais um jogo dos mineiros na Série A deste ano: Sport 2 x 1 Cruzeiro, pela 23ª.
Cruzeiro: o meia Everton vem sendo um dos melhores jogadores do Cruzeiro nas últimas partidas, atuando improvisado na lateral esquerda. Habilidoso e rápido, Everton chega com frequência à linha de fundo, servindo os homens de ataque ou tentando o chute a gol.
Vasco: a dupla Juninho/Tenorio se encaixou e foi o destaque ofensivo do Vasco contra o Palmeiras. Um gol uma assistência de cada. Fora de casa, com mais espaço e diante de um adversário em má fase, pode dar liga novamente.
Montillo, meia do Cruzeiro: \"Não estamos conseguindo os resultados, estamos numa sequência ruim, mas temos que continuar trabalhando. Não adianta ficar de cabeça baixa achando que tudo está perdido. Domingo, temos um jogo muito difícil e se ainda temos aspirações de chegar pelo menos ao G-4, temos que ganhar. O Vasco é um adversário muito difícil, mas temos condições de vencer\".
Niltom, volante do Vasco: \"É um campo que eles também não estão acostumados a jogar (em Varginha). Claro que vão ter o apoio da torcida, mas quem quer brigar para estar no G-4 e buscar o titulo não pode se importar com local ou adversário. Vamos impor nosso trabalho com seriedade, tentar aproveitar esse mau momento que eles estão passando e o fato de estarmos vindo de vitória para buscar os três pontos.\"
* Os visitantes venceram as três últimas partidas disputadas. Cruzeiro 3 a 0 e Vasco 3 a 0 em 2011, e Cruzeiro 3 a 1 este ano.
*
Cruzeiro e Vasco já se enfrentaram 23 vezes em Minas Gerais, pelo Brasileirão, com 10 vitórias mineiras, oito empates e cinco triunfos cariocas.
*
Na era dos pontos corridos, Cruzeiro e Vasco jogaram 17 vezes e marcaram 59 gols, o que representa a ótima média de 3,47 gols por partida.
*
A última vez que Cruzeiro e Vasco empataram sem gols foi em 1997, no Mineirão. Dos 46 jogos na história do Brasileirão, apenas seis terminaram 0 a 0.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
No jogo do turno, pela sexta rodada, o Cruzeiro teve sua melhor apresentação no Campeonato Brasileiro. Venceu o Vasco por 3 a 1, em São Januário, com gols de Montillo, Wellington Paulista e Anselmo Ramon, contra um de Rodolfo. O time carioca foi valente e lutou muito durante a partida, mas não conseguiu parar o argentino, que estava numa noite inspirada. Na ocasião, a Raposa encostava na liderança, e os cruz-maltinos perdiam sua invencibilidade.
Mais lidas
- 0 Pedro Caixinha gostou da procura do Vasco, diz Agência RTI Esporte TOP
- 1 A decisão que Pedrinho deve anunciar na coletiva desta segunda (25) TOP
- 0 Renato Gaúcho teria recebido consulta do Vasco, diz Diogo Dantas TOP
- 0 Sem multa por demissão, os detalhes da saída de Rafael Paiva do Vasco TOP
- 2 A trajetória de Felipe como treinador TOP
- 0 Cauan Barros se despede do Amazonas
- 0 Garone: Renato Gaúcho teve problemas com Pedrinho em 2008; vídeo
- 0 Campeão da Sul-Americana, técnico Gustavo Costas é oferecido ao Vasco
- 0 Breiller Pires: 'Pedrinho precisa entender que o Vasco...'
- 0 Gabriel Pec é a bola da vez na Major League Soccer