Futebol

Cristovão: "Quando Juninho joga nesse nível, faz falta sempre"

A excelente fase vivida por Juninho Pernambucano aumenta ainda mais o tom de lamentação por sua ausência na \"final\", contra o Alianza Lima-PER, pela Libertadores. O camisa 8, que passará por uma cirurgia dentária e não viajará com o grupo, encerrou o mês de março com um aproveitamento espetacular. Em sete partidas, o ‘Reizinho da Colina’ marcou seis gols e acumulou cinco vitórias, um empate e uma derrota.

O mês dos sonhos do apoiador começou com a vitória sobre o Alianza Lima-PER, por 3 a 2, em São Januário. O meia marcou de pênalti, após Alecsandro desperdiçar outras duas penalidades anteriormente. A próxima vítima foi Madureira, que foi derrotado na casa do Vasco com mais um gol de Juninho, o que voltou a acontecer no triunfo sobre o Libertad-PAR. Na despedida de Edmundo, mais uma vez balançou as redes, desta vez do Barcelona-EQU. A última atuação foi de gala. Com dois tentos, o pernambucano comandou a goleada cruzmaltina sobre o Macaé.

Embora deixe claro que o Vasco não depende de Juninho, o técnico Cristóvão Borges sabe que a ausência do craque será sentida pela equipe. De acordo com o treinador, no entanto, o grupo cruzmaltino é forte e está acostumado a lidar com esse tipo de situação.

\"Quando ele (Juninho) joga desse nível em que atuou contra o Macaé, fará falta sempre. O Vasco tem uma coisa. A grande virtude é a força do conjunto. Esse tempo todo disputamos todas as competições e fomos chegando. Não dependemos de ninguém, se fossemos dependentes estaríamos mal. Sentimos falta, mas não somos dependentes de ninguém. Por esse motivo, sobrevivemos bem\", disse.

Entretanto, os números comprovam que quando o camisa 8 não entra em campo, o Gigante da Colina sofre uma queda de produtividade. Desde que Juninho voltou, contra o Corinthians, na oitava rodada, do Brasileirão da temporada passada, o jogador desfalcou o Vasco em 19 jogos. Nestes confrontos, a equipe venceu nove, empatou seis e perdeu em quatro oportunidades, o que representa um aproveitamento de 47,36%. Com o Reizinho em campo, por outro lado, este retrospecto aumenta para 57,57%. Foram 33 partidas, com 19 vitórias, sete empates e sete derrotas.

Juninho Pernambucano deverá voltar ao time no próximo sábado, às 18h30, quando o Vasco medirá forças com o Flamengo, no Engenhão. O Gigante da Colina está em situação confortável na Taça Rio e poderá se classificar com apenas um empate, com uma rodada de antecedência dependendo dos demais resultados.

Fonte: UOL Esporte