Futebol

Cristóvão evita pensar no Flamengo antes da hora

Enfrentar o Coritiba, que está na parte de baixo da tabela, em casa, após perder para o líder Atlético-MG, poderia ser considerada a chance ideal de recuperação do Vasco no campeonato.

Porém, é unânime em São Januário que o time não tem do que se recuperar hoje, às 21h. Em terceiro lugar no Brasileiro, a quatro pontos do Grêmio, primeiro time fora da zona da Libertadores, a equipe só pode sair do G-4 na próxima rodada. Portanto, o jogo de hoje é definido de outra forma.

— Seria um jogo de recuperação se estivéssemos mal no campeonato. Estamos a três pontos do líder e a um do segundo.

Se for para colocar rótulo, é o jogo da confirmação.

Aqui, temos que confirmar todos os jogos. Vamos jogar três partidas em casa. Uma em São Januário e duas no Engenhão (os clássicos com Flamengo e Fluminense) e vamos entrar com a obrigação de vencer para chegarmos perto da liderança de novo — disse o goleiro Fernando Prass.

O comandante do time reforça a opinião do goleiro. Cristóvão Borges afirma que o Vasco atingiu o equilíbrio que não havia no início do ano.

— A equipe tem sido eficiente, tomado poucos gols. É importante ter paciência, não desequilibrar porque perdeu uma partida — avaliou o treinador.

A preocupação do técnico é armar a equipe, que terá alguns desfalques, da melhor forma possível para jogar em Curitiba. Sem poder contar com Éder Luís, vetado por causa de edema na coxa direita, Cristóvão confirmou que há duas opções. A substituição natural seria William Barbio no lugar de Éder (Tenorio, que poderia ser o substituto, também está contundido), pelas características.

A outra possibilidade é a entrada de Felipe para compor o meio-campo. Carlos Alberto jogaria mais adiantado, ao lado de Alecsandro.

— Essas são as minhas opções. Mas vou esperar um pouco para definir. O Coritiba tem desfalques e jogadores voltando. Preciso saber como eles vão jogar também — explicou o treinador, lembrando que pode mudar o jeito de a equipe jogar sem fazer alterações. — O posicionamento da equipe muda dependendo da escalação que eu optar. Essas mudanças são necessárias para dificultar a marcação, mesmo que eu não mexa nos jogadores.

Além da mudança por causa de contusão, o Vasco terá novamente como dupla de zaga Fabrício e Douglas. Dedé, que jogou ontem pela seleção brasileira, desfalca o time. O treinador também já pode utilizar o lateral-direito Jonas, que está regularizado na CBF.

A posição do adversário, atualmente em 15º lugar, não engana a equipe carioca. O Vasco conhece bem o Coritiba, contra o qual disputou a final da Copa do Brasil de 2011. Apesar de o time paranaense daquela decisão ter sido muito modificado, os jogadores consideram mentiroso o lugar que ocupam na tabela. Nada de pensar nos clássicos com Flamengo e Fluminense antes de fazer seu papel e vencer em casa.

— O Coritiba é um time difícil e perigoso, sim. Vai ser um jogo complicado. Não podemos pensar lá na frente antes desse jogo — afirmou Cristóvão.

Vasco: Fernando Prass, Auremir, Douglas, Fabrício e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Felipe (William Barbio); Carlos Alberto e Alecsandro.

Coritiba: Vanderlei, Ayrton, Pereira, Escudero e Lucas Mendes; Júnior Urso, Willian, Gil e Robinho; Rafinha e Roberto (Anderson Aquino).

Juiz: Jailson Macedo Freitas (BA).

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo