Futebol

Cristóvão Borges quer Vasco ligado contra o Atlético-MG

De olho na liderança do Campeonato Brasileiro, atualmente dividida com o Corinthians, ambos com 51 pontos, o Vasco entra em campo neste domingo para medir forças com o Atlético-MG, às 18 horas (de Brasília), no estádio de São Januário pela 30ª rodada. O Cruz-maltino vem de empate por 2 a 2 com o Atlético-PR e, para liderar, além de vencer vai depender de um tropeço do Timão, que visita o Cruzeiro também neste domingo.

Se o Vasco pensa em título, o Atlético-MG ganhou vida nova no meio de semana, quando derrotou o Santos por 2 a 1 e chegou aos 30 pontos. O time mineioro poderá deixar a zona de rebaixamento.

Cristóvão Borges, técnico do Vasco, pediu aos seus jogadores que tenham o máximo de concentração na partida diante do Atlético, pois ele considera que a equipe tem dado alguns vacilos em partidas importantes.

\"Nós empatamos no meio de semana em uma partida que senti que poderíamos ter vencido o Atlético-PR. Isso deve servir de lição para entrarmos ainda mais concentrados em campo diante do Atlético-MG. Será um jogo muito complicado, nosso adversário está embalado e não devemos facilitar as coisas\", disse Cristóvão.

Explorar possíveis erros do Vasco é a estratégia que Cuca, técnico do Galo, deixa evidente que pretende usar. Ele, porém, reconhece que o adversário deste domingo tem mais virtudes do que defeitos.

Na visão dos jogadores vascaínos, o Galo realmente vai procurar os erros do Vasco e, por isso, eles consideram que não podem repetir erros cometidos em outras partidas em São Januário, quando deixaram o rival abrir vantagem e não conseguiram chegar ao triunfo. Foi assim nos empates com Bahia e Atlético-GO, ambos por 1 a 1, e na derrota de 3 a 0 para o Cruzeiro.

\"O Vasco sabe que não pode cometer mais erros em casa e que precisa construir o resultado positivo. Agora não podemos mais pecar atuando em nosso estádio. Nossas dificuldades contra o Atlético-MG serão muito grandes, porém com concentração e obediência tática podemos somar os três pontos\", disse o zagueiro Renato Silva.

Em relação ao time que vai a campo, o Vasco não poderá contar com o volante Jumar, que vinha sendo usado na lateral esquerda, nem com o meia Felipe, suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo contra o Furacão. Além disso, o volante Eduardo Costa e o meia Juninho Pernambucano foram vetados por conta de lesão e não entrarão em campo.

Assim, Márcio Careca e Julinho disputam vaga na lateral esquerda, enquanto o volante Nilton e o meia Allan voltarão a figurar no meio-campo cruz-maltino. No ataque, Elton, autor dos dois gols diante dos paranaenses, pode entrar no posto de Alecsandro.

Do lado mineiro, o técnico Cuca tem vários problemas para armar o time, fruto em grande parte do excesso de cartões amarelos que o time vem levando na competição.

O zagueiro Réver, o volante Pierre e o meia Bernard foram advertidos com o cartão amarelo de número três na vitória por 2 a 1 sobre o Santos, na última quinta-feira, e terão que cumprir suspensão. Os mais cotados para entrar no time são: Werley, Serginho e Daniel Carvalho, que está recuperado de contusão.

Como se não bastasse os atletas suspensos, o Galo ainda convive com os lesionados, Cuca planejava dar uma sequência de jogos para o atacante Guilherme, mas com dores na coxa direita, o jogador vai desfalcar a equipe alvinegra pela segunda partida seguida. Marquinhos Cambalhota e Leandro também ficam de fora por motivo de lesão.

Apesar dos problemas, Cuca vê melhora no time e confia na fuga do rebaixamento. \"Vejo que a nossa equipe está tendo atitude em todo jogo. Às vezes, perde gol demais, mas cria muito. Às vezes, pode definir um jogo e não define, mas não é porque não quer. Temos hoje uma defesa que é a menos vazada do segundo turno, que passa consistência porque o pessoal da frente ajuda\", disse.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram em duelo disputado no interior de Minas Gerais e o Vasco deixou o campo com a vitória por 2 a 1. Diego Souza anotou os dois gols dos vascaínos, enquanto que Magno Alves marcou o tento de honra do Alvinegro Mineiro.

Fonte: ESPN Brasil