Futebol

Cristóvão Borges: "O time sempre deu a resposta quando precisou"

RIO - Quando se aproxima os confrontos entre rivais da mesma cidade é comum ouvir o discurso de que clássico não tem favorito. Num Campeonato Brasileiro caracterizado pelo equilíbrio, a tabela que reserva os maiores clássicos do Brasil para a última rodada deixa um clima ainda maior de mistério. Só o tempo dirá quem leva o título, as vagas na Libertadores e os últimos dois rebaixados para a Série B. No Rio, Botafogo e Fluminense se enfrentam em Volta Redonda, mas é no Vasco x Flamengo, que terá o Engenhão lotado, que já movimenta a cidade. O Vasco pode sair campeão na partida. O Flamengo pode garantir vaga na Libertadores. As duas coisas podem acontecer simultaneamente, mas os dois também podem sair de mãos vazias.

- Este clássico, por si só, já vale muito, é só pegar a história, a quantidade de decisões. Mesmo se não estivesse valendo nada, já valeria muito. E este tem muita coisa em disputa - afirma o técnico Vanderlei Luxemburgo, já no clima de decisão. - A torcida goza, brinca, fala sobre a coisa do vice. Mas nós que vamos a campo temos uma responsabilidade muito grande, pela rivalidade, por tudo.

Para o Flamengo basta um empate para conseguir vaga na Libertadores. O resultado pode dar felicidade em dobro para o rubro-negro, já que tira qualquer possibilidade do Vasco ser campeão. Para os vascaínos, é preciso vencer e torcer para que no maior clássico paulista o Palmeiras vença o Corinthians.

- São clássicos de muita tradição (no Rio e em São Paulo). Nós temos que tomar cuidado com o nosso jogo - diz o confiante técnico Cristóvão Borges. - Uma vitória do Palmeiras é um resultado normal, assim como qualquer outro por ser clássico. Os jogadores estão cientes de que isso pode acontecer e vamos para o Engenhão esperançosos, temos que descansar para domingo.

No último confronto dos dois times mais populares do Rio, Ricardo Gomes sofreu um AVE e deixou um enigma no ar, tanto sobre sua capacidade de reabilitação quanto sobre as chances do Vasco no campeonato após o baque emocional. O time reagiu bem - e Ricardo Gomes também. Para Cristóvão, o apoio da torcida foi e será fundamental neste domingo:

- A torcida vem demonstrando confiança em nós porque sabe que o time sempre deu a resposta quando precisou. É o nosso aliado, joga junto sempre - avalia o treinador, que lembra que o Flamengo também terá essa ajuda das arquibancadas. - O jogo também é uma final para o Flamengo, é um clássico de muita rivalidade, que vale muito.

Primeiro gol contra o Vasco

Embora esteja no seu primeiro ano no Flamengo, o clássico já faz parte da história pessoal de Thiago Neves. Foi contra o Vasco que o meia marcou seu primeiro gol contra um rival com a camisa rubro-negra. Foi o gol da vitória por 2 a 1 em janeiro, durante a disputa da Taça Guanabara.

- O Flamengo x Vasco é um clássico diferente dos outros porque são as duas maiores torcidas. Quando é decisivo, é melhor ainda. Mas eu trato todos os clássicos da mesma forma. Gosto de jogar esses jogos. Espero continuar com a minha boa performance em clássicos - disse Thiago, que teve atuações decisivas contra os rivais na conquista do título estadual.

No domingo, o Flamengo terá muitas coisas em jogo. Além de um empate garantir ao time uma vaga na Libertadores, também tira do rival a chance de ser campeão brasileiro. Se não perder, o Fla também vai igualar um feito raro na história do clube: passar uma temporada inteira sem perder para os três rivais. A última vez que isso aconteceu foi em 1920.

Já Ronaldinho tentará quebrar uma incômoda escrita. Marcar seu primeiro gol em clássicos. Será a última chance num ano em que ele disputou oito partidas contra os rivais (quatro contra o Botafogo, dois contra o Fluminense e dois contra o Vasco).

O Vasco também tem uma escrita a quebrar. O time precisa finalmente vencer o rival num jogo decisivo. Depois de seguidas derrotas em finais de Estadual e turnos do Campeonato Carioca e na decisão da Copa do Brasil de 2006, o troco não poderia ser melhor com uma vitória que garanta ao time o pentacampeonato brasileiro. Para isso acontecer, no entanto, será preciso torcer para o Palmeiras vencer o Corinthians no Pacaembu.

Fonte: Blog Jogo Extra - Extra