Futebol

Cristóvão Borges: "Amanhã é guerra"

Apesar do tradicional discurso de priorizar o Campeonato Brasileiro, o Vasco não quer saber de poupar jogadores na Copa Sul-Americana. Buscando uma inédita classificação às semifinais da competição, o time vascaíno encara o Univesitario, do Peru, nesta quarta-feira, às 21h50, em São Januário, com o que tem de melhor à disposição do técnico Cristóvão Borges.

Com exceção de Rômulo e Felipe, que não estão inscritos para essa fase da Sul-Americana, e Julinho, que foi barrado e nem sequer concentrou com o restante do grupo, o treinador cruzmaltino terá sua força máxima para reverter a vantagem de dois gols sofrida na partida de ida, na última quarta-feira, em Lima.

Após a derrota por 2 a 0 no Peru, o Vasco precisa vencer por uma diferença de três gols jogando em sua casa para conseguir a classificação à próxima fase. Em caso de repetição do placar, a vaga será decidida em disputa por pênaltis.

Apesar da goleada conseguida na última fase do torneio, quando eliminou o Aurora, da Bolívia, por 8 a 3 e reverteu facilmente a mesma desvantagem de dois gols da partida de ida, Cristóvão sabe que a situação é bem diferente desta vez. Ciente das dificuldades do confronto, o comandante vascaíno chegou a comparar a partida contra o Universitario com uma guerra e disse que o seu \"exército\" precisa estar com o tanque cheio, contando com as melhores peças.

\"Não dá para achar que a história vai ser igual a do último jogo. Amanhã é guerra, precisamos estar com o tanque cheio, por isso estou escalando o que temos de melhor. Sabemos que a vantagem é a mesma da outra vez, mas equipe do Universitario é muito mais forte, bem superior ao Aurora\", afirmou Cristóvão, alertando ainda.

\"Não é porque conseguimos da outra vez que vamos virar agora de novo. Estamos encarando uma equipe veloz, perigosa, que já mostrou do que é capaz lá no jogo de ida. Se jogaram com a mesma formação, com três atacantes e dois homens abertos, são ainda mais perigosos. Temos que fazer uma marcação melhor e buscar uma atuação bem diferente\", ressaltou o treinados vascaíno.

Em uma das crises internas mais graves de sua história, o Universitario trata a disputa desta quarta e a consequente vaga na semifinal da Sul-Americana como uma questão de honra para seus jogadores, que não recebem salários há cinco meses e brigam contra o rebaixamento no campeonato local. Assim como na partida de ida, os peruanos usarão o contra ataque como sua principal arma para superar o time brasileiro.

\"Nosso contragolpe é a nossa principal arma. Além disso, vamos explorar bastante a nossa velocidade. Será uma partida dura mais uma vez, mas confiamos em um novo bom resultado e na classificação\", disse o Andy Polo, que deve começar o jogo no lugar do Johan Fano, que ainda se recupera de uma lesão.

VASCO x UNIVERSITARIO-PER

Data e horário: 09/11/2011 (quarta-feira), às 21h50 (horário de Brasília)
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro
Transmissão na TV: Rede Globo, Rede Bandeirantes e SporTv
Árbitro:Carlos Amarilla (Paraguai)
Auxiliares: Milcíades Saldívar (Paraguai) e César Franco (Paraguai)

Vasco
Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Márcio Careca; Nilton, Fellipe Bastos (Allan), Juninho e Diego Souza; Eder Luis e Elton.
Técnico: Cristóvão Borges

Universitario
Llontop; Mendoza, Galván, Galliquio e Rabanal; Gonzales, Rainer Torres, Miguel Torres e Vitti; Polo (Fano) e Ruidíaz
Técnico: José Del Solar

Fonte: UOL Esporte