Futebol

Covid, lesões... Vasco tem em média quase 4 desfalques por jogo

Quem vê o Vasco no G4 do Brasileiro e vivo na Copa do Brasil valoriza muito o trabalho do técnico Ramon Menezes. O treinador herdou um time despedaçado das mãos de Abel Braga e implementou o “Ramonismo”, uma equipe sólida na defesa e efetiva no ataque. As atuações convincentes se traduziram em resultados positivos, retomando a confiança dos jogadores e dos torcedores vascaínos.

O sucesso impressiona principalmente por conta dos problemas que Ramon enfrenta para escalar o Vasco. Desde a estreia sob o comando do time, o treinador sempre conviveu com desfalques. Ao todo, foram 47 ausências em apenas 12 jogos, média de quase quatro baixas por partida. A tendência é de que esse número aumente, já que Juninho, Andrey, Vinícius, Carlinhos e Ricardo Graça estão entregues ao departamento médico e não devem enfrentar o Botafogo na quinta-feira, pela Copa do Brasil.

Os maiores vilões são as lesões musculares e a COVID-19. Desde a retomada do futebol após o início da pandemia do novo coronavírus, os clubes enfrentam uma verdadeira maratona de jogos. O curto tempo de recuperação entre uma partida e outra tem feito estrago no Vasco e muitos jogadores foram desfalques por lesões musculares. São os casos de Bruno Gomes, Werley, Vinícius, Yago Pikachu, Cláudio Winck, Juninho, Andrey, Carlinhos e Ricardo Graça.

Além dos problemas físicos, o Vasco vem sofrendo com o novo coronavírus. Desde o início das atividades, em maio, o Vasco já soma 27 casos no elenco, oito após o início do Brasileirão: Bruno César, Bruno Gomes, Vinícius, Ricardo Graça, Werley, Lucão e Guilherme Parede, que tiveram que cumprir o protocolo de saúde, se ausentando das atividades por 10 dias, desfalcando a equipe por três partidas.

Breno, que também foi diagnosticado com COVID-19, e Ramon não foram contabilizados como desfalques por não terem sido relacionados em 2020. Suspensões e desgaste muscular que obrigam a comissão técnica a poupar um jogador aumentam ainda mais a lista de ausências do Vasco.

Os desfalques do ‘Ramonismo’

Vasco 3 x 1 Macaé

2 desfalques: Bruno Gomes (lesão na coxa esquerda) e Werley (mialgia na panturrilha)

Vasco 1 x 0 Madureira

2 desfalques: Bruno Gomes (lesão na coxa esquerda) e Werley (mialgia na panturrilha)

Vasco 2 x 0 Sport

2 desfalques: Bruno César (COVID-19) e Vinícius (lesão na panturrilha esquerda)
Obs: Yago Pikachu é substituído aos 11 minutos com um desconforto na coxa direita.

Vasco 2 x 1 São Paulo

3 desfalques: Bruno César (COVID-19), Vinícius (lesão na panturrilha esquerda) e Yago Pikachu (lesão no músculo adutor da coxa direita)

Ceará 0 x 3 Vasco

3 desfalques: Bruno César (COVID-19), Vinícius (lesão na panturrilha esquerda) e Yago Pikachu (lesão no músculo adutor da coxa direita)

Vasco 0 x 0 Grêmio

1 desfalque: Yago Pikachu (lesão no músculo adutor da coxa direita)
De volta: Bruno César e Vinícius
Obs: Cláudio Winck não retorna do intervalo por conta de um desconforto muscular e Andrey leva o terceiro cartão amarelo.

Goiás 1 x 2 Vasco

2 desfalques: Bruno Gomes (COVID-19) e Cláudio Winck (lesão no músculo posterior da coxa direita)
De volta: Yago Pikachu

Fluminense 2 x 1 Vasco

4 desfalques: Bruno Gomes, Vinícius (COVID-19), Cláudio Winck (lesão no músculo posterior da coxa direita) e Andrey (suspenso)
Obs: Talles levou cartão vermelho nos acréscimos da partida.

Santos 2 x 2 Vasco

6 desfalques: Bruno Gomes, Vinícius, Ricardo Graça, Werley (COVID-19), Leandro Castan (poupado) e Talles (suspenso)
De volta: Andrey
Obs: Juninho é substituído aos 18 minutos do segundo tempo com um desconforto muscular na coxa direita e Henrique leva o terceiro cartão amarelo. Cláudio Winck já em negociação com o Marítimo-POR, não é mais relacionado, logo não é considerado um desfalque. Breno também foi diagnosticado com COVID-19, mas por não ter sido relacionado em nenhum jogo na temporada, não pode ser considerado uma ausência.

Vasco 1 x 0 Athletico-PR

8 desfalques: Vinícius, Ricardo Graça, Werley, Lucão e Guilherme Parede (COVID-19), Leandro Castan (poupado), Juninho (lesão no músculo posterior da coxa direita) e Henrique (suspenso)
De volta: Talles e Bruno Gomes

Vasco 1 x 2 Atlético-GO

7 desfalques: Ricardo Graça, Werley, Lucão, Guilherme Parede (COVID-19), Leandro Castan, Benítez (poupado), Juninho (lesão no músculo posterior da coxa direita)
De volta: Henrique e Vinícius
Obs: Andrey é substituído aos 6 minutos do segundo tempo com um desconforto muscular na coxa direita. Vinícius sente incômodo na panturrilha esquerda, mesmo lugar da lesão anterior. Bruno Gomes é expulso nos acréscimos. Carlinhos sente a coxa em treino na véspera do clássico contra o Botafogo.

Botafogo 2 x 3 Vasco

7 desfalques: Lucão, Guilherme Parede (COVID-19), Juninho (lesão no músculo posterior da coxa direita), Andrey (lesão muscular na coxa direita), Carlinhos (lesão na coxa), Vinícius (desconforto na panturrilha esquerda) e Bruno Gomes (suspenso)
De volta: Leandro Castan, Ricardo Graça, Benítez e Werley
Obs: Ricardo Graça deixa o campo aos 7 minutos do segundo tempo com um desconforto muscular na coxa direita.

Fonte: Esporte News Mundo