Futebol

Coutinho vive sonho de menino para cumprir meta pelo seu time do coração

"Nem nos meus maiores sonhos". Há um ano e meio, Coutinho definia assim a sensação de voltar à sua casa e ser apresentado em São Januário completamente lotado. O sonho ali era de retribuir todo o carinho da torcida com um desejo explícito: levantar uma taça pelo Vasco. A história nunca esteve tão próxima de ter um final feliz.

"Meu grande e maior sonho no momento é ganhar um título com a camisa do Vasco. É o que me faz acordar, vir treinar, dar meu melhor a cada dia"

Essa frase foi dita por Coutinho na comemoração de seu 100º jogo como profissional pelo Vasco em setembro deste ano. A motivação moveu o 2025 do "Pequeno Mágico", que chegará ao maior número de jogos em uma temporada da carreira justamente no primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Corinthians. O meia superou os problemas físicos para se consolidar como a principal referência técnica do time, com 54 jogos disputados até aqui e 11 gols e cinco assistências.

Dois jogos separam o camisa 10 de um título de primeira prateleira como profissional do Vasco para coroar o seu retorno ao clube do coração. Tratado desde cedo como uma joia da base, Coutinho viverá, nesta semana, a sua primeira final de um torneio nacional pelo Vasco.

Da timidez do “Philippinho” do futsal, que sonhava apenas em disputar uma partida como profissional em São Januário, ao camisa 10 protagonista e líder técnico do time. A um passo de recolocar o Vasco no topo do pódio.

A última final

O último jogo decisivo da carreira de Coutinho aconteceu há cinco anos. Nada mais, nada menos do que uma final de Liga dos Campeões. Na temporada 2019/2020, o meia atuava no Bayern de Munique e entrou em campo no segundo tempo da final contra o badalado Paris Saint-Germain de Neymar e companhia.

O cria do Vasco estava emprestado ao Bayern e passava por uma temporada de recuperação na Alemanha, após período sem muito sucesso no Barcelona. O meia substituiu Coman, que havia sido o autor do único gol da partida. No fim, a vitória por 1 a 0 deu ao Bayern de Coutinho o título da Liga dos Campeões.

Pelo Vasco, vale lembrar que a única final de mata-mata em que esteve presente foi a Taça Guanabara de 2010, quando acabou derrotado pelo Botafogo na decisão. Coutinho foi lançado no Vasco em 2009 e conquistou a Série B, antes de ser vendido para a Inter de Milão e se despedir do clube no meio do ano seguinte.

Coutinho e o Vasco entram em campo pela decisão da Copa do Brasil já nesta quarta-feira, contra o Corinthians. O primeiro jogo acontece na Neo Química Arena, às 21h30 (de Brasília). A partida de volta será realizada no Maracanã, no domingo. E, assim, quis o destino para um sonho de menino: a grande chance de coroar o camisa 10 com o título nos braços da torcida vascaína.

Fonte: ge