Categorias de base

Copa Vasco 2011: Torneio tem estreantes

Por Leandro Valente

Logo no início da tarde do último domingo (04/09), o forte calor não impediu uma excelente partida entre o Soçaite do Quinzão e o Bola de Fogo, pelo fraldinha. O primeiro venceu por 9 a 4 e o pequenino atacante Kaíke deu um show. Fez três gols e mostrou uma versatilidade digna de gente grande. Seu técnico, Orlando Luís Brandão, feliz com a vitória, falou sobre o repertório do menino: “Ele é habilidoso, veloz e finaliza bem. É inteligente, explora bem suas qualidades”. Kaíke é canhoto e tem Ronaldinho Gaúcho como ídolo.

\"copa

\"copa

Pelo juvenil, uma partida que serviu para mostrar que o Barra Vasco é forte candidato ao título. Aliás, um dos técnicos da equipe, Willian Moura, sem falsas modéstias, disse que o seu time veio, sim, para ganhar. O outro treinador é Frank Albuquerque. Quem assistiu a partida em que o núcleo estreante na Copa Vasco massacrou o Educ Sports-A (13 a 2), não tem como duvidar. O Barra Vasco é um dos favoritos. Aliás, este é o primeiro ano do núcleo, inaugurado em janeiro, e que já conta com cerca de 80 alunos.

Apesar de vários jogadores terem atuado muito bem e o próprio Willian Moura ter destacado o aspecto coletivo de sua equipe, um atleta foi escolhido o melhor em campo. Trata-se do atacante Jonathan Lima, o “Pimpão”, de 16 anos, autor de dois gols. Pode parecer pouco diante de um placar tão elástico, mas o fato é que o garoto mostrou outras virtudes. William Moura afirmou que “Pimpão” finaliza bem, tem bom posicionamento e muita garra.

\"copa

O garoto, é claro, ficou todo… pimpão – até porque dava uma de suas primeiras entrevistas na vida. Ele é vascaíno e seu ídolo é Juninho Pernambucano. Quanto à equipe do menino, o Barra Vasco, todas as categorias integram um dos mais novos núcleos oficiais do club de Regatas Vasco da Gama. Em competição na Copa Vasco, estão, além do juvenil, o infantil e o fraldinha (este, já classificado às oitavas de final com duas vitórias em dois jogos).

Também pelo juvenil, outro estreante na Copa Vasco mostrou seu cartão de visitas: O Vasco do Futuro, que bateu o Diagonal-B por 5 a 4, com dois gols de Vítor, o nome do jogo. Aliás, neste início de Copa Vasco não é a primeira vez que um jogador chamado Vítor se destaca: já foram uns quatro ou cinco. Vítor é canhoto, tem 16 anos e seu ídolo é Ronaldinho Gaúcho. Seus técnicos, Carlos Silva e Wagner Ribeiro, estavam satisfeitos com tudo. Afinal, o Vasco do Futuro (de Vila Isabel), inaugurado em janeiro, já conta com 102 alunos matriculados. Apesar de trabalhar com todas as categorias, na Copa Vasco competem apenas o infantil e o juvenil.

\"copa

Fonte: Núcleos oficiais do Vasco