Categorias de base

Copa Vasco 2011: Futebol, diversão e arte!

Por Leandro Valente

5ª rodada da Copa Vasco, no último sábado (03/09), começou com uma temperatura bem agradável e um grande jogo, um dos melhores da manhã. Pelo pré-mirim, o Estrela do Amanhã bateu o Diagonal por 3 a 1. A vitória serviu para descontrair e animar um pouco os torcedores presentes de Vila Kennedy, cuja comunidade vive o drama da exacerbada violência – o conflito com a comunidade de Vila Aliança dominou o noticiário da última semana. Durante todo o dia, o público total no Complexo Esportivo Antônio Soares Calçada foi de cerca de 1.500 pessoas.

O auxiliar técnico do Estrela do Amanhã, Rômulo Araújo (sobrinho do ex-volante Nelson, técnico deste), estava feliz com o triunfo de sua equipe. Contudo, resignado, Rômulo falou sobre a delicada questão: “A violência afeta o nosso núcleo, sim. Até o local de treinamento estamos trocando pela terceira vez. Temos de preservar os meninos, pois já houve tiros etc. Quando estão sob nossos cuidados, são como filhos nossos”.

\"copa

Para contrapor a este aspecto de guerra, um registro curioso, de alegria. Boa parte da equipe pré-mirim do Estrela do Amanhã, como se fossem pequenas “estrelinhas” do presente, usam o corte de cabelo inspirado no craque santista Neymar. São eles: Filipe Gabril, 8 anos, atacante; Gabriel, 10 anos, meia-atacante; Felipe da Silva, 9 anos, meia-atacante; Davi, 10 anos, zagueiro; Matheus Henrique, 11 anos, volante; Lucas Silva, 11 anos, atacante; e Gabriel Mesquita, 10 anos, lateral-esquerdo.

\"copa

Por falar em homenagens e em esperança, houve outro momento marcante protagonizado por uma equipe pré-mirim. Antes da partida entre Cocotá-B e Planeta dos Esportes, o primeiro (que viria a perder por 3 a 2), fez bonito: entrou com um cartaz que transmitia força ao técnico Ricardo Gomes. “Foi dica de uma mãe de um aluno. Uma homenagem justa e merecida. Estamos todos na torcida”, disse o treinador do Cocotá-B, Angelo Lessa.

\"copa

Já pelo infantil, o Império do Gol/B.Ball goleou o Bola de Fogo por 7 a 1. O nome da partida foi o atacante Rodrigo, 13 anos, autor de dois gols. Um deles, uma pequena obra de arte: na intermediária de ataque, deu um lençol no adversário e chutou sem deixar a bola cair. Rodrigo, que é ambidestro, chuta e cabeceia com a mesma categoria. Tem ótimo domínio de bola, atua como um pivô, e segundo ele mesmo, tem as características do atacante alemão Klose. Seus ídolos, no entanto, são tupiniquins: Romário e Elton.

\"copa

No final da manhã, a Copa Vasco recebeu a visita de dois ex-jogadores cruzmaltinos e atuais observadores técnicos de todas as categorias de base do clube: o ex-zagueiro Sidnei Santos e o ex-atacante Wilsinho, o “xodó da vovó”. “Quando solicitados pelo diretor executivo Rodrigo Caetano, também ajudamos o profissional”, disse Sidnei, informando que o setor de avaliação e captação de atletas (futebol amador) conta ainda com dois preparadores físicos e um auxiliar técnico.

\"copa

Fonte: Núcleos oficiais do Vasco