Futebol

Copa do Brasil: supremacia na Libertadores também está em jogo

Além da conquista do título da Copa do Brasil, a decisão de amanhã envolve um duelo a parte: a supremacia em participações dos dois clubes na Taça Libertadores. Até agora, Vasco e Flamengo já disputaram a competição sete vezes, com um título para cada lado. O campeão ultrapassará o perdedor em participações na Libertadores.

O time rubro-negro foi o último a disputar a competição. Ele chegou ao torneio continental de 2002, após conquistar a Copa dos Campeões, no ano anterior. Mas foi eliminado ainda na primeira fase. Já o Vasco teve o direito de disputar a Libertadores de 2001, por ter conquistado o título brasileiro de 2000. Apesar de ter chegado às quartas-de-final, não resistiu ao Boca Juniors, que se sagrou campeão.

A melhor perfomance do Flamengo no torneio foi no início dos anos 80, quando teve quatro participações consecutivas. Na primeira delas, em 1981, a geração de Zico, Júnior & Cia acabou conquistando o Mundial de interclubes, no Japão.

O Vasco igualou o feito do arqui-rival, no ano de seu centenário: 1998. Depois de vencer por duas vezes o Barcelona, do Equador, na final, o time de Mauro Galvão, Felipe, Donizete, Juninho Pernambucano e de Luizão, hoje no Fla, deu ao clube sua maior conquista no futebol.

No jogo de amanhã, vascaínos e flamenguistas prometem um duelo emocionante. Muito mais do que vencer o torneio e disputar a Libertadores, estará em jogo o início de um sonho muito maior: a conquista do Mundial de interclubes.

Fonte: Jornal dos Sports