Futebol

Convocado Dedé recebe elogios do seu primeiro técnico no campo

A tristeza dos torcedores do Voltaço pela derrota para o Vila Nova-MG, no último sábado, pela Série D do Brasileirão, foi amenizada hoje (25) após a convocação de Dedé para defender a Seleção Brasileira. Com 23 anos, o zagueiro revelado pelo clube da Cidade do Aço e atualmente defendendo o Vasco da Gama foi chamado pelo técnico Mano Menezes para o amistoso diante da Alemanha, marcado para o dia 10 de agosto, em Stuttgart. É a primeira convocação de Dedé para a seleção, e a segunda vez que um atleta revelado pelo Volta Redonda vestirá a Amarelinha.

Dedé é esperado para uma coletiva de imprensa amanhã, às 15h30, no Restaurante Mattos, na Vila Santa Cecília, quando vai falar sobre a convocação com jornalistas da cidade que o projetou para o futebol. Hoje, instantes depois de saber da decisão de Mano, ele postou mensagem no Twitter demonstrando a alegria de realizar um sonho já declarado aos quatro cantos. \"Muito felizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz mas muito felizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz\" e \"Obrigado Senhor\" foram algumas das primeiras declarações do jogador no microblog.

Ao site do Vasco, o zagueiro reafirmou a alegria de defender a seleção brasileira, e aproveitou para agradecer os torcedores que já vinham cobrando a convocação.

- Estou muito feliz, aliás, hoje é o melhor dia da minha vida. A ficha ainda não caiu. Fui convocado não só pelas boas atuações, mas graças aos pedidos da torcida. Eles me ajudaram muito e só tenho que agradecer à nossa torcida maravilhosa - frisou Dedé.

Curiosidades na carreira

A carreira de Anderson Vital começou no futsal - e como goleiro. Os primeiros treinos no campo foram com o \"professor\" Nelson Ribeiro de Aguiar, que tinha uma escolinha de futebol no bairro Aero Clube. O técnico afirmou que a disposição e vitalidade em campo sempre foram características marcantes do zagueiro, mas ressaltou que a qualidade técnica apresentada atualmente o credencia para ter um bom futuro na seleção.

- Ele sempre foi um menino excepcional, do mesmo jeito que é hoje. Sempre chegou cedo, nunca foi de dar problema e era um companheiro sem igual para os demais jogadores. Podem apostar que terá um futuro brilhante pela seleção - disse o Nelson Ribeiro.

O ex-treinador lembra ainda que - antes de despontar pelo Vasco - o zagueiro fez dois testes pelo Fluminense, mas que nas duas vezes foi reprovado. Pelo Tricolor das Laranjeiras ainda chegou a disputar a Copa São Paulo de Juniores, mas depois acabou retornando para o Volta Redonda. Aliás, a passagem pelo clube da Cidade do Aço começou cedo, ainda na equipe infantil. Nos juniores despontou como uma promessa nas mãos do falecido Wilton Xavier. Foi comandado ainda pelo experiente Elson Roberto.

- Desde quando estava nos juvenis eu via no Dedé um enorme potencial. Quando ele subiu para os profissionais não foi diferente, e na época ele teve uma ajuda grande do Júnior Baiano, que deu dicas importantes sobre marcação e saída de bola. Todos nós estamos contentes em ver o Dedé se destacar no Vasco e agora na seleção - elogiou Elson.

Após um bom campeonato carioca em 2009 atuando ao lado de Júnior Baiano - de que é fã declarado -, ele foi para o Vasco no meio do ano. Apesar da boa técnica, custou um pouco a se firmar como titular no clube, que então estava em fase de reestruturação. Com a chegada do técnico Paulo César Gusmão Dedé ganhou a vaga de titular absoluto. Em 2010 foi eleito como melhor zagueiro pela direita do Campeonato Brasileiro. No mesmo ano recebeu o troféu de melhor zagueiro do Campeonato Estadual, repetindo o feito em 2011.

Em entrevista coletiva concedida na manhã de ontem num hotel do Rio de Janeiro, o técnico Mano Menezes justificou a convocação do zagueiro voltarredondense.

- Já havia sinalizado um pouco tempo atrás a opção pelo Dedé. É coerente a estada dele na Seleção pela primeira vez em função daquilo que vem jogando desde o ano passado e pelo que jogou no primeiro semestre desse ano. A oportunidade se abriu agora - disse o treinador da Seleção Canarinho.

O único atleta revelado anteriormente pelo Tricolor de Aço a ser convocado pela seleção brasileira foi o atacante Donizete. O \"Pantera\", como também era conhecido, passou pela seleção brasileira entre os anos de 1995 e 1998, participando de nove jogos e marcando dois gols. Em 1998, quando também vestia a camisa do Vasco, o atacante chegou a ser cogitado para integrar o grupo que participou da Copa do Mundo em função do corte do atacante Romário.

Fonte: Diário do Vale