Futebol

Contra Corinthians, clube tenta quebrar "maldição da semifinal"

Quando entrarem em campo no Pacaembu, nesta quarta-feira, Corinthians e Vasco testarão suas escritas completamente distintas em semifinais da Copa do Brasil. Para os corintianos, chegar nessa fase da competição praticamente significa, segundo a história, um lugar na decisão. O cenário é oposto para os vascaínos, que têm um péssimo desempenho nessa etapa.

Entre todas suas participações na Copa do Brasil, o Vasco atingiu as semifinais em seis delas. O gostinho de jogar a final, porém, só sentiu uma vez, em 2006, quando eliminou o Fluminense e perdeu o título para o Flamengo.

Em todas as outras, contra Sport, Cruzeiro (duas vezes), Grêmio e Corinthians, perdeu. O triênio 93-94-95 foi marcante, com os vascaínos caindo consecutivamente nessa fase da competição.

O confronto de 1995 contra o Corinthians, aliás, ficou marcado para o Vasco. No Maracanã, foi batido por 1 a 0. No jogo de volta, em São Paulo, acabou goleado por 5 a 0, com destaque para o artilheiro Viola. Na final, os corintianos também bateriam o Grêmio.

Essa foi uma das cinco vezes em que o Corinthians chegou a uma semifinal de Copa do Brasil. Somente em 97, contra o mesmo Grêmio, acabou sendo derrotado. Botafogo, São Paulo e Ponte Preta foram os outros adversários vencidos pelos corintianos.

O Vasco nas semifinais da Copa do Brasil:
93 - Eliminado pelo Cruzeiro
94 - Eliminado pelo Grêmio
95 - Eliminado pelo Corinthians
98 - Eliminado pelo Cruzeiro
06 - Ganhou do Fluminense, mas perdeu final para o Flamengo
08 - Eliminado pelo Sport

O Corinthians nas semifinais da Copa do Brasil:
95 - Ganhou do Vasco e bateu o Grêmio na final
97 - Eliminado pelo Grêmio
01 - Ganhou da Ponte Preta, mas perdeu final para o Grêmio
02 - Ganhou do São Paulo e bateu o Brasiliense na final
08 - Ganhou do Botafogo, mas perdeu final para o Sport

As informações são do Terra

Fonte: O Dia