Futebol

Consultor esportivo italiano fala sobre Dedé e Romulo

Final de ano no Brasil e abertura da janela internacional de transferências do mercado europeu, é hora dos clubes se prepararem para a investida de times de diversos cantos do velho continente, e no Vasco não é diferente. Dentre os mais assediados até agora do Gigante da Colina estão o zagueiro Dedé e o volante Romulo.

Para saber o cenário de possíveis transferências de atletas do Vasco para clubes da Europa, o SuperVasco traz uma entrevista com Stefano Paolini, consultor esportivo da Itália e que está na lista dos maiores especialistas no futebol brasileiro, onde já trabalhou para diversos clubes.

Paolini comenta a cobiça pelos jogadores vascaínos e revela quais atletas do Vasco interessam aos clubes italianos:

O que você, como consultor esportivo, acha sobre o Dedé?

É o melhor zagueiro do Brasil. O Dedé evoluiu muito e principalmente no último ano se aperfeiçoou bastante. É um zagueiro que está pronto. É um jogador que se encaixaria bem em qualquer time da Itália.

Qual é o panorama de momento com relação a interesse de clubes italianos no Dedé?

Assim como a Inter de Milão e o Milan, a Juventus também estaria interessada nele. O Ariedo Braida, dirigente do Milan, está no Brasil e pode levar ao Vasco uma proposta pelo Dedé e ao Vasco.

No geral, a diretoria do Milan tem sempre as ideias clara, e se viajaram agora é para contratar e não para olhar.

Já falando em termos de estratégias, penso que talvez o Milan, que já tem o Thiago Silva, poderia pensar um pouco mais sobre a eventual contratação do Dedé somente porque, os 2 juntos, disputarão muitos jogos pela seleção e o Milan no passado já polemizou um pouco com a CBF quando tirava o Kaká do Milan.

Agora, tirar de uma vez só a dupla titular dos zagueiros centrais seria pelo Milan uma grave perda. Mas com certeza, o Dedé representa o jogador ideal para cuidar da zaga rossonera, e é o tipo de jogador que o Braida gosta.

Já a Inter de Milão também está de olho nele para substituir o Lúcio, que já está com 33 anos.

A Inter de Milão também está de olho no Juan, do Internacional, mas creio que o Dedé seja o favorito do clube porque è um jogador mais completo, porém nesse momento, o Milan me parece estar mais disposto a contratá-lo.

A Roma perdeu o Burdisso, seu zagueiro titular, por seis meses. Eles podem também entrar nessa disputa pelo Dedé?

Atualmente não há interesse da Roma, mas o Dedé é o preferido de todos os clubes que quiserem contratar algum zagueiro.

O Dedé já demonstrou várias vezes o interesse de permanecer no Vasco, já o diretor do Vasco, Rodrigo Caetano, disse que até a Libertadores o jogador não será vendido. Qual é a sua opinião: ele vai embora em dezembro ou fica pelo menos até a Libertadores?

Creio que ele fique pelo menos até a Libertadores. Vale lembrar que uma prática comum entre os clubes é comprar um jogador na janela de final de ano e fazer ele só se apresentar algum tempo depois ao clube que o comprou, mas não acredito que acontecerá isso com ele.

Além disso, creio que o Dedé permaneça no Vasco também porque nesse momento crucial da carreira, onde precisa conquistar em definitivo o Mano Menezes, e, na minha opinião, com certeza conseguirá. Fisicamente e taticamente, é o mais completo. Não excluo pra ele, no futuro, uma adaptação para jogar mais pela frente, já que no Vasco está demonstrando habilidade não somente na transição defensiva, mas também no ataque.

Sobre o Romulo, há o interesse da Juventus nele, correto?

A Juventus fez apenas uma observação, mas proposta nenhuma foi feita.

Há outro clube italiano interessado no Romulo?

Em maio do ano passado ele foi observado pela Roma, mas não houve proposta para o Vasco ou qualquer negociação. Foi apenas uma observação comum como acontece com vários jogadores da América do Sul.

Na Itália existe o interesse por outros jogadores do Vasco a não ser Dedé e Romulo?

Não, neste momento, não.

Fonte: -