Clube

Conheça outras iniciativas de sucesso de campanhas de associação de torcedor

A diretoria do Vasco inovou e vai inscrever na camisa cruzmaltina neste domingo, no clássico contra o Fluminense, as palavras \"seja sócio\" com o objetivo de atrair seus torcedores a se associarem na campanha \"Vascaíno de Carteirinha\", que começará a ser comercializada em março.

Aumentar o número de associados ao clube visa aumentar os lucros da equipe e ter os estádios sempre cheios, tal como faz o Internacional, que já possui cerca de 78 mil sócios, o maior número do Brasil. O clube gaúcho, aliás, só colocou sócio-torcedores no estádio Beira-rio na final da Copa Sul-americana em 2008.

Outros clubes também foram bem sucedidos com a idéia de associar seus torcedores. O São Paulo tem cerca de 30 mil pessoas na \"torcida de carteteirinha\", já o Atlético-PR possui mais de 19 mil. O Coritiba lançou recentemente um projeto semelhante para lucrar com os torcedores.

Como funciona? - Os torcedores fazem um cadastro em seu time de coração que tenham um projeto de \"sócio-torcedor\". A partir de então pagam um valor mensal para assistir a todas as partidas, têm lugar reservado nos estádio e, em alguns casos até cadeira personalizada. Há uma outra alternativa que é pagar um valor anual e ter desconto nos ingressos dos jogos. A diferença de um \"sócio-torcedor\" e um sócio comum é que o primeiro só está ligado a parte de futebol e o segundo tem direito a parte social do clube (como piscinas, por exemplo).

Fonte: Gazeta Esportiva