Futebol

Conheça Fábio Cortez, auxiliar que estará na beira do campo contra o Avaí

O Vasco terá uma cara nova no comando contra o Avaí. Por conta das expulsões de Marcelo Cabo e do auxiliar Gabriel Cabo no fim do jogo diante do Brasil de Pelotas, Fábio Cortez estará à frente da equipe na quarta-feira, em São Januário, em jogo válido pela quarta rodada da Série B.

Fábio Cortez estava nas categorias de base do clube, quando foi convidado, em março, pelo amigo Marcelo Cabo para ser seu auxiliar. Assim como o treinador do Vasco, ele iniciou a carreira no futsal, época na qual se conheceram. Nas quadras, Fábio fez sucesso e, em 2016, ele foi eleito pelo site Futsal Planet como um dos 10 melhores treinadores do mundo.

Fábio trabalhou com boa parte do elenco na base

Fábio iniciou a carreira no futsal do Rio de Janeiro, com passagem pelo Vasco, mas, curiosamente, foi no mundo árabe que ele ganhou reconhecimento internacional. Em 2010 ele foi convidado para trabalhar no Kuwait. Foram seis anos e nove títulos no mundo árabe.

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.brFábio Cortez
Fábio Cortez

Em 2017, Fábio migrou para o futebol de campo e retornou ao Brasil, após convite do Vasco para ser auxiliar do time sub-20. No mesmo ano, ajudou o clube a conquistar o Carioca da categoria, vencendo a Taça Guanabara contra o Fluminense e a Taça Rio diante do Flamengo. Na época, a equipe também teve boa participação na Copa do Brasil sub-20.

Nesse período, Fábio trabalhou com nomes do atual elenco, como Ricardo Graça e Andrey, além de atletas que fizeram sucesso e já foram vendidos, casos de Paulinho e Matheus Vital.

Quando Alexandre Campello foi eleito em 2018, com a troca na gestão da base, Fábio Cortez assumiu o time sub-16 do Vasco e conviveu com outra geração vencedora que hoje está no profissional, casos de Gabriel Pec, Bruno Gomes, Miranda e Riquelme.

De todos os jogadores formados em São Januário do atual elenco profissional, Fábio só não trabalhou na base do Vasco com Romulo e MT.

Fonte: ge