Futebol

Confusão entre torcedores de Vasco e Ponte Preta deixa policial ferido

Uma sequência de confrontos entre torcedores de Ponte Preta e Vasco deixou um policial e dois cavalos da Polícia Militar (PM) machucados durante a noite de terça-feira (9). Um torcedor também ficou ferido dentro do estádio e socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José. Ninguém foi preso.

Um vídeo de câmera de segurança mostrou a correria de torcedores na Rua Cásper Líbero, no entorno do Estádio Moisés Lucarelli, por volta de 22h30 (veja acima). O jogo chegou a ser paralisado por conta do confronto nas arquibancadas.

Clique aqui e veja como foi o jogo

No vídeo, é possível ver fumaça de bombas ou rojões, além de homens com pedaços de paus. Um grupo corre para o lado esquerdo e, em seguida, muitos torcedores voltam para a direita das imagens. Não há confirmação se são torcedores da Macaca ou do cruzmaltino.

Antes do jogo, um torcedor cruzmaltino foi levado para a delegacia porque estava com tornozeleira eletrônica - leia mais abaixo.

Confrontos

O Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) informou que, antes da partida, torcedores vascaínos derrubaram um tapume metálico de dois metros que divide as duas torcidas fora do estádio. Os policiais utilizaram bala de borracha e cavalaria para conter o grupo.

Em seguida, houve a confusão dentro do estádio (assista ao vídeo) que terminou com um torcedor ferido. Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José.

Segundo o capitão do Baep Alexandre Ribeiro, ao fim da partida, torcedores da Ponte Preta foram ao mesmo tapume onde ocorreu a confusão antes do jogo e invadiram a área destinada aos cruzmaltinos, que correram em direção os rivais.

Neste momento, torcedores do Vasco que estavam fora do estádio ainda jogaram pedras para dentro do Moisés Lucarelli.

"Novamente nós precisamos fazer uso de elastômero [bala de borracha] e carga de cavalaria. A torcida do Vasco, percebendo a confusão, veio correndo para atacar a torcida da Ponte Preta e nós tivemos que repelir novamente".

Depois da confusão, a polícia escoltou os sete ônibus com torcedores do Vasco até a Rodovia D. Pedro I (SP-065), de onde os coletivos seguiram viagem para o Rio de Janeiro.

"Até o momento não temos notícia de civis feridos [fora do estádio]. Tem um policial militar que está com o ombro lesionado e dois cavalos também machucados", resumiu o capitão.

Preso com tornozeleira eletrônica

O capitão do Baep informou que, antes da partida, um torcedor do Vasco que estava com tornozeleira eletrônica foi flagrado durante a revista aos ônibus dos torcedores e levado para a delegacia.

"Por ele ter se ausentado da Comarca do Rio de Janeiro, onde cumpre pena, foi apresentado ao DP [Distrito Policial]", resumiu o capitão.

Em campo, a Ponte Preta venceu o time carioca por 3x1 com gols de Wallisson, Lucca e Fessin. Raniel marcou para os visitantes.
 

'Quase dobramos o efetivo policial'

O capitão Alexandre Ribeiro afirmou que o contingente policial destacado para trabalhar durante o jogo foi quase dobrado por conta da grande quantidade de torcedores do Vasco que viajaram a Campinas.

"É muito difícil conseguir evitar a briga de torcidas quando as duas torcidas querem o confronto", lamentou.

O capitão também criticou a violência das torcidas organizadas e se disse entristecido pelas situações que vê nos estádios de futebol.

"Nós procuramos atuar de maneira a garantir minimamente a segurança das pessoas que não fazem de torcida [organizada], mas querem ter o direito de ir no estádio de futebol", disse.

Veja!

 

Fonte: G1