Futebol

Confronto com Criciúma pela Copa do Brasil traz boas lembranças

Na única vez em que o Vasco chegou até a final da Copa do Brasil, em 2006, um dos adversários foi exatamente o Criciúma, que, novamente, aparece no caminho cruzmaltino. O confronto de outrora era válido pelas quartas-de-final da competição, ao passo que agora as equipes se enfrentam ainda nas oitavas. Comandado por Renato Gaúcho, o Vasco derrotou o time catarinense nos dois jogos e, depois, na semifinal, despachou o Fluminense, que na época era treinado por Oswaldo de Oliveira. Porém, para tristeza geral, o Vasco acabou sendo derrotado na final justamente pelo arqui-rival Flamengo.

Dois anos depois, o Criciúma volta a ser o adversário, o que serve de incentivo aos torcedores mais supersticiosos.

Espera-se, no entanto, que, desta vez, o Gigante da Colina chegue novamente à reta final e conquiste o inédito e tão almejado título da Copa do Brasil.

Mas as semelhanças não param por aí. Em 2006, o Vasco triunfou no primeiro jogo, em São Januário, por 1 a 0, e chegou à partida decisiva em vantagem. O mesmo acontece agora, já que o time cruzmaltino derrotou o Criciúma pelo mesmo placar, também na Colina Histórica. Se tudo ocorrer como antes, o Vasco poderá até arrancar uma vitória no território adversário, assim como aconteceu há dois anos, quando venceu por 2 a 1, de virada, com gols de Ramon e Ernane, que, aos 42 minutos finais, decretou a classificação vascaína. Alex Sandro marcou para o Criciúma. Remanescentes daquele grupo vice-campeão da Copa do Brasil, Morais, Wagner Diniz e Jorge Luiz tentarão repetir a proeza de surpreender o Tigre em pleno estádio Heriberto Hülse. A história, por enquanto, está jogando a favor, cabe ao Vasco mostrar competência em campo.

Criciúma - Fabiano, Luizinho Neto, Filipe, Luciano e Fernadinho; Eder (Negreiros), Alex Sandro (Beto Cachoeira), Marcelo Rosa e Athos; Dejair e Delmer (Lucas).
Técnico: Edson Gaúcho.

Vasco - Cássio, Wagner Diniz, Fábio Braz, Éder e Diego; Ygor, Roberto Lopes, Ramon (Abedi) e Morais; Valdiram (Ernane) e Edílson. Técnico: Renato Gaúcho.

Local: Estádio Heriberto Húlse, Criciúma.

Fonte: Jornal dos Sports