Futebol

Confira quantas duplas de zaga já foram usadas pelo Vasco no Brasileiro

Na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Vasco entra em campo mais uma vez nesta quinta-feira, no estádio Moacyrzão, em Macaé. Às 19h30, a equipe enfrenta o Goiás com a expectativa de dar novo passo para escapar da zona da degola. No entanto, o técnico Dorival Júnior tenta solucionar a instabilidade defensiva na competição. O Cruzmaltino já utilizou sete duplas de zaga e sofreu gols em 75% das partidas no torneio.

O Vasco passou imune em apenas sete dos 28 jogos disputados até o momento. Dono da terceira pior defesa do Brasileirão (45 gols sofridos), a agremiação de São Januário terá a volta da dupla formada por Cris e Jomar. O segundo cumpriu suspensão e não atuou na última rodada. Ele é o defensor com o melhor aproveitamento do elenco.

Das sete partidas em que o Cruzmaltino não sofreu gols, Jomar esteve em campo durante cinco oportunidades. Dorival Júnior costuma afirmar que a dupla com Cris é o que o Vasco tem de melhor para a reta final do Brasileirão.

A ainda instabilidade defensiva pode ser explicada pelas constantes mudanças no setor. Além de alterações nas laterais por conta de suspensões e lesões, Yotún foi convocado para a seleção peruana regularmente e acabou substituído pelo jovem Henrique.

A zaga já foi formada por Rafael Vaz e Luan, Rafael Vaz e Cris, Rafael Vaz e Renato Silva, Luan e Renato Silva, Rafael Vaz e Jomar, Renato Silva e Cris, além de Jomar e Cris. Prediletos de Dorival, os dois têm a missão de melhorar mesmo que tardiamente o sistema defensivo cruzmaltino e ajudar a tirar o time da zona de rebaixamento.

A confiança do comandante nos jogadores foi destacada pelo experiente Cris, algo que pode fazer a diferença em um momento de tensão e desconfiança da torcida na reta final.

"O Dorival sempre apoia bastante os jogadores. Ele conversa, busca saber as preferências e o que acontece com os atletas. Essa questão da motivação é importantíssima. O técnico faz a diferença em um momento como esse. Vemos um trabalho muito forte nesse sentido", comentou.

"É preciso ter paciência e acreditar no potencial de cada atleta em ocasiões assim. Valorizamos o profissional, principalmente o profissional correto. É fundamental incentivar e dar força para que todos os jogadores recuperem o quanto antes as melhores condições", encerrou Dorival Júnior.

Fonte: UOL Esporte