Futebol

Confira o "Guia vascaíno da Taça Guanabara"

Faltando pouco mais de 24 horas para a estréia do Vasco no Cariocão 2010, o Rivais do Rio preparou uma postagem especial para o torcedor vascaíno ficar ligado na Taça Guanabara. A partir de agora você ficará sabendo as principais informações sobre nossos sete rivais no 1º turno do campeonato mais emocionante do futebol brasileiro. Quem são os destaques, qual o time base e quais as possibilidades de América, Botafogo, Friburguense, Macaé, Madureira, Resende e Tigres do Brasil? Tudo isso e muito mais nesse pequeno guia para o Gigante da Colina não ser surpreendido na Taça Guanabara.

América
Sem dúvida, é o “pequeno” que mais tem atenção da mídia e que mais gera expectativa em todo torcedor de futebol. Campeão da Segunda Divisão, e comandado pelo dirigente Romário e pelo técnico Bebeto, quer surpreender sem muitas caras conhecidas. E as figurinhas carimbadas, são ex-jogadores do Vasco, como o goleiro Roberto, o lateral-direito Claudemir, o zagueiro Ciro e o volante Júnior. Dos quinze reforços que contratou, apenas um começou a temporada como titular, o atacante Paty, ex-Bonsucesso. Outros reforços conhecidos são o meia Bruno Reis, que é “peixe” de Romário, e o atacante Daniel Morais, uma promessa não cumprida do América Mineiro. O técnico Chorãozinho, ou melhor, Bebeto, monta sua equipe em um 4-4-2, e mesmo que tenha muita ambição, é difícil imaginar que conseguirá muito além de salvar o Mequinha de um novo rebaixamento.

TIME-BASE: Roberto; Claudemir, Ciro, Daniel Melo e Da Costa; Júnior, Osmar, Jones Carioca e Allan; Paty e Adriano.

Botafogo
Melhorou o time em relação ao ano passado. O que, obviamente não é nada espetacular. Mas, trouxe reforços interessantes como o meia Renato, e os atacantes Abreu e Herrera. Por outro lado, segue com mulambos como Alessandro e Fahel no time titular, e cá entre nós, tem Estevam Soares, um técnico bem mediano. Como deu uma mudada no time, assim como o Vasco, deve sofrer no início enfrentando os pequenos. Mas, como é grande, está na briga pelo título. O clássico do dia 24, sem dúvida vai ser um dos mais imprevisíveis da temporada. Mas, acredito que façamos valer nossa supremacia sobre a cachorrada.

TIME-BASE: Jéfferson; Alessandro, Wellington, Antônio Carlos e Marcelo Cordeiro; Leandro Guerreiro, Fahel, Renato (ou Somália) e Lúcio Flávio; Herrera e Abreu.

Friburguense
O único representante da Região Serrana chega para o Estadual, mais uma vez com um time modesto. E a receita não é garantia de que o time vá afundar, mas, também não garante sucesso. Há alguns anos o Frizão entra na competição com time formado por jogadores desconhecidos, ou por atletas que estão na Serra há anos, como Sérgio Gomes, Cadão, Ziquinha (que obviamente fazem parte do elenco de 2010). O técnico é o mesmo da última temporada: Cleimar Carvalho, que arma seu time no 4-4-2. No ano passado, o Friburguense quase aprontou com o Fla, na 1ª rodada do Carioca, quando foi derrotado em um jogo que foi um verdadeiro assalto, depois o time caiu, esteve perto do rebaixamento, mas, se salvou e terminou o campeonato no 7º lugar. E você, chegou ao fim do texto e não chegou a nenhuma conclusão sobre o Tricolor da Serra? Pois é, nem eu. Normalmente é o time mais imprevisível dentre todos os pequenos.

TIME-BASE: Marcos; Sérgio Gomes, Cadão, Roberto Júnior e Gílson; Bidu, Cassiano, Flavinho e Alex (ou Flávio Santos); Hércules e Léo Andrade.

Macaé
Melhor time depois dos grandes, em 2009, o alvianil do Norte Carioca pode mais uma vez ser a 5ª força do Rio. Com uma base forte e experiente, o Macaé tem tudo para causar o primeiro tropeço de um grande, contra o Botafogo em Campos. Entre os destaques do elenco estão o goleiro Lugão, ex-Volta Redonda e Fluminense, que estava na campanha do vice-campeonato da Série D do Brasileirão, além de nomes rodados como os meias Gedeil e André Gomes. Dois ex-vascaínos foram contratados, o lateral-direito Thiago Maciel e o lateral-esquerdo e agora meia, Diego. O treinador é Toninho Andrade, que já rodou por muitos clubes pequenos Brasil agora. Sem muita badalação, o Macaé pode surpreender novamente, mas, não deve se colocar no meio dos grandes na classificação final do Carioca. O 5º lugar deve ser o limite.

TIME-BASE: Lugão; Thiago Maciel, André, Otávio e Bill; Marciel, Gedeil, André Gomes e Diego; Anderson e Fernandão.

Madureira
Pintou como uma provável sensação, pois logo foi anunciando a contratação do goleador Marcelo Ramos. Depois contratou o experiente e bom meia Alex Oliveira, mas, parou por aí com as caras conhecidas. Acabou trazendo jogadores rodados como o lateral-direito Valdir, ex-Cabofriense, o lateral-esquerdo Nil, ex-Friburguense e o meia Éberson, ex-Portuguesa da Ilha e Nova Iguaçu. O técnico Antônio Carlos Roy, um dos melhores nomes do futebol carioca (entre os pequenos, é claro), monta o time em um 4-4-2, e aposta todas as fichas no seu camisa 9. O treinador garante que seu time vai brigar pelo título da Taça GB, enquanto os grandes não estiverem 100%. Se Alex Oliveira e Marcelo Ramos estiverem inspirados e em forma, eu não duvido. Entretanto, se os dois velhinhos se mostrarem pouco dispostos o time fica lá pelo meio da tabela.

TIME-BASE: Renan, Valdir, Zacarias, Leandro e Nil; Rodrigo, Vágner, Eberson e Alex Oliveira; Marcelo Ramos e Bigu.

Resende
Time com base semelhante a do ano passado, como o goleiro Cléber, os zagueiros Breno e Naílton e o meia Léo. O destaque do time também já estava no clube, o atacante Alexsandro, que esteve emprestado ao América na Segundona Carioca. Os botafoguenses sabem que ele não bota muito medo. O time joga no 3-5-2, mas, que é quase um 3-6-1, só com Alexsandro jogando na frente e com uma zaga de dar calafrios com Naílton, Eduardo Telles e Breno. O treinador é o desconhecido, mas, estudioso Renato Alvarenga. As pretensões são de repetir a boa campanha do ano passado, quando o Resende chegou à final da Taça GB, mas, sinceramente, não levo fé. No máximo que esse time pode conseguir é superar os pequenos e brigar pelo título de melhor entre os pequenos.

TIME-BASE: Cléber, Naílton, Marcio Cleick e Breno; Hamilton, Fred, Léo, André Mello e Flávio Medina; Elias e Alexandro.

Tigres do Brasil
Sem dúvida um time promissor do Rio de Janeiro. Bem estruturado, com um estádio moderno, campeão estadual de juniores em 2009, Entretanto, parece não ter tanta vontade de conquistar muita coisa no Cariocão de profissionais. Montou um time com muitos desconhecidos e os poucos que não são tão obscuros, são atletas com passagens por times pequenos do Rio mesmo, como Oziel, Leandro Chaves e Gilcimar. O atleta mais conhecido é o meia Igor, ex-Flamengo e Coritiba, o que não é lá grande coisa. Até o técnico Carlos Alberto Oliveira não é muito conhecido, já o seu auxiliar é o ex-atacante Sorato, pra alegria de muitos zagueiros e goleiros do Estadual, que certamente comemoraram a sua aposentadoria. Joga no 4-4-2, e pelo time que montou, deve ser um dos favoritos ao rebaixamento.

TIME-BASE: Marcos Paulo; Oziel, Zé Carlos, Jailson e Celico; Leão, Denis, Igor e Leandro Chaves; Gilberto e Gilcimar.

Confira a tabela cruzmaltina na Taça Guanabara:
VASCO x Tigres – 16/01 – sábado – 17:00 – São Januário
América x VASCO – 20/01 – quarta-feira – 21:50 – Édson Passos
Botafogo x VASCO – 24/01 – domingo – 19:30 – Engenhão
VASCO x Macaé – 28/01 – quinta-feira – 19:30 – São Januário
Friburguense x VASCO – 31/01 – domingo – 17:00 – Eduardo Guinle
Resende x VASCO – 04/02 – quinta-feira – 18:30 – Estádio do Trabalhador
VASCO x Madureira – 07/02 – domingo – 17:00 – São Januário

Agradecemos ao nosso colaborador Bruno Guedes, do Blog Rivais do Rio, pelo envio da matéria.

Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site.

Fonte: Blog Rivais do Rio