Futebol

Confira estatísticas, escalações e tudo de Vasco x São Paulo

 Apenas três pontos seperam Vasco e São Paulo na tabela do Campeonato Brasileiro. Mas ambos têm a zona de rebaixamento como problema comum neste momento. Na partida deste domingo, às 16h (de Brasília), em São Januário, os cariocas buscarão se afastar ainda mais dela, enquanto os paulistas precisam da vitória para tentar finalmente deixá-la para trás, dependendo de outros resultados da 21ª rodada. Além disso, há outro elemento para dar mais importância ao confronto. No caso de vitória, o Tricolor paulista toma o lugar dos vascaínos na classificação, levando a melhor no saldo de gols.A derrota por 2 a 0 para a Portuguesa, na última quarta-feira, foi um balde de água fria para o Vasco, que vinha de vitória sobre o Náutico fora de casa. Com Juninho novamente entre os titulares - foi poupado e entrou no segundo tempo na última partida - e a volta de Fagner, o técnico Dorival Júnior cobra um time com maior poder de definição no ataque.

Depois de se animar com a vitória sobre a Ponte Preta, o São Paulo encara a partida no Rio de Janeiro como uma decisão. Muricy quer aproveitar a euforia pela estreia positiva para fazer a equipe embalar e sair rapidamente da zona do rebaixamento. Com 21 pontos, o Tricolor só terá chances de deixar o grupo dos quatro piores se conseguir um resultado positivo na casa do adversário.

A TV Globo transmite a partida para RS, SC, PR, SP, MG (menos Coronel Fabriciano e Montes Claros), MS, MT, DF, SE, PE, RN, CE, MA e PA (menos Santarém e região). O PremiereFC 2 exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: depois de começar no banco contra a Portuguesa, Juninho Pernambucano volta ao time titular. Outra novidade é a volta de Fagner, após cumprir suspensão automática. Fora essas duas mudanças, Dorival Júnior decidiu manter a base da equipe que perdeu na última rodada. O Vasco deve iniciar a partida com a seguinte escalação: Diogo Silva, Fagner, Jomar, Cris e Yotún; Abuda, Fillipe Soutto, Juninho e Marlone; Willie e André.

São Paulo: o técnico Muricy Ramalho não divulgou a escalação, mas fará pelo menos uma mudança no meio de campo. O volante Denilson, expulso contra a Ponte Preta, deve dar lugar a Fabrício. Outra possibilidade é mexer no ataque. Aloísio, recuperado de uma amigdalite, pode voltar à equipe na vaga de Welliton. A provável formação é a seguinte: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rodrigo Caio e Antônio Carlos; Caramelo, Fabrício, Maicon, Paulo Henrique Ganso e Reinaldo; Aloísio (Welliton) e Luis Fabiano.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Vasco: o lateral-esquerdo Henrique está com a seleção brasileira sub-20. Bernardo, Guiñazu, Rodolfo e Sandro Silva se recuperam de lesões.

São Paulo: o lateral-direito Douglas, em recuperação de uma lesão na coxa esquerda, e o volante Denilson, expulso contra a Ponte Preta. O lateral-direito Lucas Farias e o atacante Ademilson estão com a seleção brasileira sub-20.

PENDURADOS

Vasco: Jomar, Juninho Pernambucano, Luan e Sandro Silva.

São Paulo: Antonio Carlos, Douglas, Lucas Evangelista, Maicon, PH Ganso, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rodrigo Caio e Wellington

O ÁRBITRO

Héber Roberto Lopes (Fifa/SC) apita o jogo, auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Marco Antônio de Mello Moreira (GO). O árbitro trabalhou em dez partidas neste Brasileiro, inclusive Vitória x Vasco, na terceira rodada, e São Paulo x Cruzeiro, na oitava rodada. Héber aplicou 2,8 cartões amarelos em média e nenhum vermelho. Ainda marcou média de 37,3 faltas por jogo e assinalou três pênaltis (0,3 por partida). O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,6 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

ESTATÍSTICAS

Vasco: após a vitória sobre o Náutico, na 18ª rodada, o Vasco está há duas partidas sem marcar gols. Para sanar esse problema, a equipe conta com o retorno de Juninho ao time titular. Dono das bolas paradas, o Reizinho pode aproveitar as chances que o time cria desta forma. Afinal, o time sofre um alto número de faltas: em média, 17,6 por partida. No entanto, Juninho marcou apenas um gol em cobranças diretas e o time tem conseguido converter pouco esse tipo de jogada, mesmo em escanteios ou faltas levantadas. A última vez que o Vasco marcou um gol de bola parada foi contra o Grêmio, na 15ª rodada.

São Paulo: nas últimas seis vezes que as equipes se encontraram em jogos do Campeonato Brasileiro disputados em São Januário, o São Paulo não perdeu. Foram três vitórias e três empates desde 2006. Com Muricy Ramalho como treinador, o Tricolor costuma trabalhar mais as jogadas de bola parada e pode chegar ao gol desta forma, graças ao alto número de faltas sofridas. O São Paulo é o segundo que mais sofreu infrações, com média de 18,9 por partida. Pesa o fato que a equipe é a segunda que menos marcou gols na competição. Foram apenas 18 bolas na rede adversária, o que dá uma média de um gol a cada 14,7 finalizações.

NA HISTÓRIA

O 25 de novembro de 2001 foi dia de Romário. Com três gols, ele foi o destaque do Vasco na goleada por 7 a 1 sobre o São Paulo, em São Januário. Euller, Gilberto, Léo Lima e Dedé completaram o placar para os cruz-maltinos, enquanto França descontou para um São Paulo que tinha o então novato Kaká em sua equipe. O caminho para os vascaínos foi aberto com a expulsão de Rogério Ceni logo aos seis minutos do primeiro tempo, após defender uma bola com a mão fora da área.

Fonte: ge