Futebol

Confira estatísticas, escalações e tudo de Vasco x Fluminense

Clássico regional costuma ser considerado um torneio à parte dentro do Campeonato Brasileiro. Mas nesta quarta-feira, Vasco e Fluminense têm motivos além da rivalidade para conquistar a vitória. O duelo válido pela 27ª rodada, às 21h50m (de Brasília), será realizado no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, por conta de uma punição de perda de mando imposta ao clube cruz-maltino. Será o primeiro confronto entre os rivais fora do estado do Rio de Janeiro pela competição. E, no campo do Avaí, as duas equipes também estarão de olho no andamento das demais partidas da rodada, sonhando com um salto na tabela.

O Vasco tem em Juninho Pernambucano a sua grande perda para o clássico. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o capitão será  desfalque importante. Para o seu lugar deve ser lançado Fracismar, recém-contratado do Boa Esporte, que ainda não estreou. Willie é a outra opção. Artilheiro do time na temporada, com dez gols, André terá uma nova chance como titular, beneficiado pela lesão muscular de Edmilson. Atualmente em 17º lugar, com 29 pontos, a equipe comandada por Dorival Júnior enxerga o clássico como de extrema importância para deixar novamente a zona de rebaixamento, torcendo para tropeços de São Paulo e Coritiba. Um resultado positivo pode significar o avanço até o 15º lugar.

Pelo lado tricolor, o técnico Vanderlei Luxemburgo terá os reforços de Gum, Edinho e Felipe, que voltam de suspensão. Os dois primeiros devem ser titulares. Fábio e Rafinha, porém, são os suspensos da vez. Depois da série de oito jogos sem perder, o Fluminense acumula um empate e uma derrota nas duas últimas rodadas e quer reencontrar a vitória para sair da zona morta da tabela. O Tricolor entra na 27ª rodada na modesta 11ª posição, a nove pontos do G-4 e apenas cinco da zona de rebaixamento.

A Rede Globo transmite a partida para RJ, MG, ES, MS (Corumbá), BA, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, DF, PE, e o PremiereFC apresenta o confronto para todo o país no sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: o técnico Dorival Júnior foi obrigado a fazer três modificações na equipe em relação à que iniciou o clássico contra o Flamengo, no último domingo. O lateral-esquerdo Henrique e o atacante André voltam à equipe titular. O meia Francismar, recém-contratado, pode fazer sua estreia pelo Vasco, no lugar de Juninho. A equipe deve começar com a seguinte escalação: Diogo Silva, Fagner, Jomar, Cris e Henrique; Fillipe Soutto, Pedro Ken, Francismar (Willie) e Jhon Cley; Marlone e André.

Fluminense: Vanderlei Luxemburgo terá alguns reforços para o clássico. Gum, Edinho e Felipe estão à disposição após cumprirem suspensão. Os dois primeiros entram nas vagas de Anderson e Fábio, respectivamente, enquanto o último deve começar na reserva. Já Rhayner ganha mais uma chance no lugar de Rafinha, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O Fluminense deve ir a campo com: Kléver, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Igor Julião; Edinho, Jean e Wagner; Rhayner, Biro Biro e Rafael Sobis.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: o capitão Juninho Pernambucano cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. O Vasco também não terá Yotún, que está a serviço da seleção do Peru. Estão entregues ao departamento médico Edmilson, Dakson, Bernardo, Guiñazu e Rodolfo.

Fluminense: a dupla Fábio e Rafinha está suspensa, assim como o técnico Vanderlei Luxemburgo e o atacante Michael. Nomes como Fred, Marcelinho, Valencia, Wellington Silva, Carlinhos e Ronan estão lesionados. Já o goleiro Diego Cavalieri foi convocado para a Seleção.

PENDURADOS

Vasco: André, Jomar, Luan, Pedro Ken, Sandro Silva, Wendel e Yotún.

Fluminense: Biro Biro, Diego Cavalieri, Diguinho, Fred, Leandro Euzébio, Marcos Júnior, Rafael Sobis e Rhayner.

O ÁRBITRO

Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ) apita o jogo, auxiliado por Luiz Antonio Muniz de Oliveira e Luiz Claudio Regazone. O árbitro atuou em quatro partidas deste Brasileiro, sendo uma do Vasco e uma do Fluminense. Ele tem média de cinco cartões amarelos e ainda não mostrou o cartão vermelho. Wagner Magalhães ainda não apontou a marca da cal e tem média de 38 faltas assinaladas por confronto. O campeonato tem média de 4,4 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,7 faltas em média por partida e 58 pênaltis no total.

ESTATÍSTICAS

Vasco: o time cruz-maltino é mais eficiente no ataque do que o Fluminense. É a sétima equipe que mais marcou (35 gols) enquanto o adversário é o 12º no quesito (31 gols). Uma diferença que compromete o desempenho ofensivo vascaíno é o alto número de impedimentos, quase o dobro do adversário (70 a 39). Também por isso, o Fluminene é o sétimo time que mais finalizou (320 vezes), enquanto o Vasco é o 11º (301 vezes). Só que 11,3% das finalizações do Vasco entram no gol, e no Flu a marca é de 9,7%. Ou seja: no que o Vasco é melhor, é só um pouco melhor.

Fluminense: na defesa, os vascaínos têm a terceira mais vazada, com 42 gols sofridos, e os tricolores, a décima (33). Praticamente empatados no número de roubadas de bola, o Vasco com 359 (7ª) e o Flu com 351 (8ª), os dois times têm um desempenho que indica certa semelhança na combatividade, reforçado pelo número de defesas difíceis de seus goleiros (37 do Vasco e 38 do Fluminense, o sétimo e o nono menos exigidos, respectivamente). São as duas equipes com maior índice de finalizações sofridas que viraram gol (12,6% dos chutes no gol do Fluminense entram no gol e 12,4 acabam na rede vascaína). A diferença é que a equipe cruz-maltina é a oitava que mais sofre finalizações (315), enquanto o Tricolor é o terceiro que menos permite conclusões aos adversários. No que o Fluminense é melhor, ele é bem melhor.

NA HISTÓRIA

Juninho Pernambucano não poderá atuar contra o Fluminense nesta quarta, mas um de seus gols pelo Vasco pode inspirar os companheiros. No dia 13 de setembro de 2000, pelo Campeonato Brasileiro, foi dele um dos gols na vitória por 4 a 3, de virada, sobre os tricolores. E um golaço de falta. Juninho Paulista também deixou o dele, e Romário fez dois, sendo um de pênalti. Magno Alves e Agnaldo, duas vezes, marcaram para o Flu.

Fonte: ge