Futebol

Confira estatísticas, escalações e tudo de Portuguesa x Vasco

 Vasco e Portuguesa começaram o Brasileiro com poucas aspirações. A dupla de origem lusitana atravessou um primeiro turno entre altos (mais pela parte dos vascaínos) e baixos (principalmente no time paulista) e sempre lutando para sair ou se afastar da zona de rebaixamento. No primeiro jogo do segundo turno, a Portuguesa, que está em 17º lugar com 19 pontos, pode até sair da degola se vencer o Vasco e contar com outros resultados favoráveis. Os vascaínos, renovados desde a chegada de Dorival Júnior a São Januário, sonham um pouco mais, mas o primeiro objetivo é fugir o quanto antes zona de risco para a Série B de 2014. Os dois times se enfrentam às 21h50m, no Canindé.

No Z-4 do Brasileirão desde a sétima rodada, a Portuguesa aposta no apoio da torcida para manter retrospecto no Canindé nas últimas duas rodadas em casa, onde venceu Bahia e Ponte Preta. Para receber bom público na noite desta quarta-feira, a diretoria da Lusa fez promoção no preço dos ingressos. Quem for ao Canindé vestindo a camisa rubro-verde terá desconto nas entradas para o setor de arquibancada (o bilhete custará apenas R$ 10).

O Vasco tem jogado melhor fora de casa do que dentro de São Januário. Foram três vitórias até agora, contra apenas duas em seu caldeirão, onde não vence há quatro jogos. Mesmo sem Juninho, que pode começar no banco ou até mesmo ficar de fora da partida, o técnico Dorival Júnior vê um time mais equilibrado e sem tantos problemas defensivos. Uma das piores defesas da competição, o time está há dois jogos sem levar gols - marca ainda inalcançada nesta edição pelos vascaínos.

A TV Globo transmite a partida para o estados do Rio de Janeiro. O PremiereFC 3 transmite para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h20m.

AS ESCALAÇÕES

Portuguesa: com diversos problemas por lesão e suspensão, o técnico Guto Ferreira tem uma dúvida no meio de campo. Willian Arão e Carlos Alberto disputam vaga deixada por Bruno Henrique, suspenso. O time provável: Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Diego Augusto e Rogério; Ferdinando, Willian Arão (Carlos Alberto), Correa e Souza; Diogo e Gilberto.

Vasco: o técnico Dorival Júnior leva Juninho para São Paulo, mas ainda não sabe se vai contar com o Reizinho. A tendência é que ele comece no banco. O meia Pedro Ken foi barrado. Wendel e Fillipe Soutto devem compor o meio de campo, com Abuda e Marlone. A provável escalação: Diogo Silva, Nei, Cris, Jomar e Yotún; Abuda, Fillipe Soutto, Wendel (Juninho) e Marlone; Willie e André.

QUEM ESTÁ FORA

Portuguesa: Valdomiro, Bruninho (expulsos contra o Grêmio) e Bruno Henrique (terceiro amarelo) estão suspensos. Washington, Lima, Henrique, Diego Viana e Romão estão vetados pelo departamento médico. Muralha ainda aprimora parte física e também fica fora.

Vasco: Fagner está suspenso, e há outros quatro jogadores machucados: Rodolfo, Sandro Silva (pode voltar na próxima rodada), Guiñazu e Bernardo.

PENDURADOS

Portuguesa: Bruninho, Lauro, Luís Ricardo, Rogério, Souza e Valdomiro.

Vasco: Jomar, Juninho Pernambucano, Luan e Sandro Silva.

O ÁRBITRO

Claudio Francisco Lima e Silva (SE) apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Jose Javel Silveira (RS). O árbitro atuou em apenas um jogo deste Brasileiro: Ponte Preta 0 x 2 Botafogo. Ele aplicou seis cartões amarelos, apontou 41 faltas e não expulsou ninguém nem deu pênaltis.

ESTATÍSTICAS

Portuguesa: é a segunda equipe que menos finalizações fez (192), mas a terceira com melhor aproveitamento dessas finalizações (41,7% são certas). Mas a defesa não tem ajudado. É a quarta que mais finalizações sofreu (258) e a sétima que mais finalizações certas permitiu aos adversários (89).

Vasco: é o oitavo time que menos finalizações fez (214), com um desempenho mediano (36,9% são certas). O Vasco é a oitava equipe que mais finalizações sofreu (235), enquanto a adversária é a quarta que mais permitiu tentativas aos adversários (258). O desempenho histórico indica supremacia do Vasco mesmo com mando da Portuguesa. Em Brasileiros foram 12 jogos, com cinco vitórias do Vasco, uma da Lusa e seis empates.

NA HISTÓRIA

Portuguesa e Vasco fizeram um jogo espetacular no Canindé pelo Campeonato Brasileiro de 2001. A Lusa levou a melhor e venceu por 5 a 4, com destaque para o atacante Ricardo Oliveira, que marcou três vezes. O zagueiro Elvis e o volante Elson completaram o marcador. Romário (2), Gilberto e Tiago Silva (contra) anotaram os tentos dos cariocas.

Fonte: ge