Confira estatísticas, escalações e tudo de Criciúma x Vasco
No desespero da luta contra o rebaixamento, Criciúma e Vasco conquistaram na última rodada vitórias que também tiveram um grande valor motivacional. Mas, neste domingo, pelo menos uma dessas equipes vai perder pontos que podem fazer falta ao fim do Campeonato Brasileiro. Por isso, a partida no Heriberto Hülse, em Criciúma (SC), às 16h (de Brasília), é encarada como uma autêntica decisão por ambas as partes. Catarinenses e cariocas ocupam, respectivamente, a 18ª e a 17ª posições na tabela e estão separados por apenas três pontos (29 a 32).
A vitória na rodada passada, sobre o Grêmio, foi a primeira do Criciúma no returno. Para fazer do triunfo o começo da reação e a escapada da zona de rebaixamento, a missão é clara: aproveitar o mando de campo e voltar a vencer, o que não conseguiu nos últimos quatro jogos em casa.
Há quatro rodadas sem perder no Brasileirão, o Vasco teve a vitória sobre o Fluminense como uma importante injeção de ânimo antes de um duelo encarado como de extrema importância. Consciente da pressão que vai sofrer, o time confia no bom momento de sua defesa para segurar o ímpeto do adversário e surpreender com seus ataques.
A Rede Globo transmite a partida para o Rio de Janeiro. O restante do Brasil pode assistir ao jogo via Premiere FC, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
AS ESCALAÇÕES
Criciúma: contente com o rendimento da equipe na rodada passada, o técnico Argel Fucks muda pouco. Diante da suspensão do volante João Vitor, o treinador coloca Elton no meio. Faz apenas uma mudança por opção: saca Daniel Carvalho e espera mais dinâmica com a entrada do meia Morais. O Tigre começa a partida com Galatto; Sueliton, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Serginho, Elton, Ricardinho e Morais; Lins e Wellington Paulista.
Vasco: Dorival Júnior fará apenas uma mudança em relação ao time que venceu o Fluminense, na última rodada. Renato Silva foi o escolhido para substituir Jomar, suspenso, na zaga. Ainda sem poder contar com Juninho, a equipe terá novamente Francismar entre os titulares. O Vasco deve começar a partida com a seguinte formação: Diogo Silva, Fagner, Renato Silva, Cris e Henrique; Fillipe Soutto, Pedro Ken, Francismar e Jhon Cley; Marlone e André.
QUEM ESTÁ FORA
Criciúma: além de João Vitor, suspenso, o Tigre não tem o zagueiro Leonardo, lesionado.
Vasco: Juninho ainda sente dores na panturrilha, e Jomar cumpre suspensão automática. Yotún está com a seleção do Peru. No departamento médico estão Edmilson, Tenorio, Guiñazu, Bernardo, Dakson e Rodolfo.
PENDURADOS
Criciúma: Bruno Renan, Douglas, Galatto, Gilson, Lins, Marlon, Morais, Sueliton e Wellington Paulista.
Vasco: André, Fillipe Soutto, Luan, Pedro Ken, Sandro Silva, Wendel e Yotún.
O ÁRBITRO
André Luiz de Freitas Castro (GO) apita o jogo, auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e Guilherme Dias Camilo (MG). O árbitro trabalhou em 12 partidas neste Brasileiro, inclusive Atlético-MG x Vasco, pela 23ª rodada. André Luiz aplicou 4,9 cartões amarelos em média e dois vermelhos (média de 0,2). Ainda marcou média de 27,3 faltas por jogo e assinalou um pênalti (média de 0,1). O campeonato tem média de 4,4 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho. São 34,9 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.
ESTATÍSTICAS
Criciúma: depois de uma sequência de oito partidas sem vitória, o time venceu o Grêmio fora de casa e agora, motivado, terá chance de alcançar um concorrente direto na briga para não cair. Em casa, o Tigre conquistou a maioria de suas vitórias (cinco), mas saiu de campo derrotado seis vezes. Contra os cariocas, jogou seis partidas e não obteve um ponto sequer. Perdeu para Fluminense e Flamengo (duas vezes cada), Botafogo e o próprio Vasco, por 3 a 2 como visitante.
Vasco: renovado após vitória no clássico contra o Fluminense, o Cruz-Maltino tentará melhorar seu retrospecto longe de casa. O aproveitamento atual é de 33%. Pode encontrar dificuldades para frear o Tigre fora de casa, pois consegue retomar a posse de bola na base de roubadas (tem média superior à do campeonato), mas a devolve ao adversário com número excessivo de passes errados (32 por partida).
NA HISTÓRIA
Com ótima atuação de Oliveira, o Criciúma dominou o Vasco e venceu por 1 a 0 no Campeonato Brasileiro de 1995, no estádio Heriberto Hülse. O atacante construiu a jogada do gol do Tigre, marcado com oportunismo por Bebeto. Pelo Vasco, destacou-se o goleiro Carlos Germano, com ótimas defesas, mas que não evitaram a quarta derrota consecutiva da equipe no nacional daquele ano.
Fonte: ge- SuperVasco