Confira chances do Vasco para escapar do rebaixamento
Com olhos otimistas, a situação não chega a ser desesperadora. Mas, na frieza dos números, o torcedor do Vasco está cada vez mais preocupado com a situação do seu time no Campeonato Brasileiro. Como são necessários 47 pontos para fugir do rebaixamento, o Cruz-Maltino, que tem 29, precisa somar mais 18 pontos (seis vitórias) nas últimas doze rodadas da competição. Algo possível, mas que exige reação imediata de uma equipe que jamais apresentou regularidade no Brasileiro.
— Não dá para falar em desespero, porque os times grandes conseguem reações surpreendentes quando estão em situação desfavorável. Mas essa reação tem que começar logo. O Vasco precisa de um aproveitamento de 50% até o final do campeonato — afirma o matemático Tristão Garcia, lembrando que até o momento o Vasco conquistou somente 37% dos pontos disputados.
Hoje, os principais rivais do time carioca na briga contra a degola são Coritiba, São Paulo e Bahia. Tristão acredita, porém, que são grandes as chances de um time grande cair para a Série B: 74%
— Há sete times grandes ainda correndo risco (Vasco, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Internacional, Santos e Corinthians). O Flamengo vai decidir o futuro dele contra o Inter. É a chance de esquecer a parte de baixo, porque a Libertadores é praticamente impossível — analisa.
Na parte de cima da tabela, o Cruzeiro, é claro, caminha para ganhar a competição com algumas rodadas de antecedência. Hoje, o time mineiro ficaria com o título na 35ª rodada.
— Para o Cruzeiro, o ideal é que o segundo colocado vá se alternando. Quanto maior for a briga de quem vem atrás, mais chances de ser campeão com antecedência.
Botafogo ainda em boa situação
A queda do Botafogo nas últimas rodadas ainda não é suficiente para tirar a esperança do torcedor em ver seu time disputar a Libertadores do ano que vem. Com 43 pontos, o time de Oswaldo de Oliveira ainda tem situação confortável, graças ao bom começo da competição.
Para terminar entre os quatro primeiros, segundo Tristão, são necessários 62 pontos e somente muita falta de sorte (ou competência) poderá tirar o Alvinegro da competição sul-americana.
— O Botafogo tem seis pontos de vantagem e duas vitórias a mais que o Vitória, que hoje é o principal concorrente pela quarta colocação. Mas o Botafogo é tão azarado que seria melhor terminar em terceiro, para não ficar fora no caso de um brasileiro conquistar a Sul-Americana — alerta o matemático.
Se um brasileiro conquistar a Sul-Americana, apenas os três primeiros colocados do Brasileiro terão direito à vaga na Libertadores. Nesse caso, são necessários de 65 a 66 pontos. E aí o Botafogo precisaria somar pelo menos mais 22 pontos nas últimas 12 rodadas.
Mais lidas
- 2 Vasco pode deixar a LFU e ir para a Libra TOP
- 1 Vitor Roma e Julio Brant falam sobre Vasco SAF e 777
- 1 Espera para ver Paulinho em campo novamente está perto do fim
- 0 Vasco faz mais um vídeo sobre a reestruturação do clube
- 0 Gilmar Ferreira: Vasco pode deixar a Liga Forte União
- 0 Sub-17: VascoTV mostra a ida da final do Carioca
- 0 Sub-17: Vasco empata com o Flamengo no jogo de ida da final do Carioca
- 0 Sub-17: Vasco x Flamengo termina em confusão
- 0 Sub-17: Pelo 1° jogo da final estadual, Vasco enfrenta o Flamengo hoje (17)
- 0 Sub-17: Escalação do Vasco para enfrentar o Flamengo