Futebol

Confira aqui a trajetória de Darío Conca no Vasco

O apoiador argentino Darío Conca começou a chamar a atenção dos brasileiros em 2005, quando, pela Universidad Catolica, do Chile, foi o grande destaque da classificação da equipe sobre o Fluminense, em confronto válido pela Copa Sul-Americana. No ano seguinte, esteve muito perto de se transferir para o Tricolor, mas acabou não acertando.

Em janeiro de 2007, Conca foi contratado pelo Vasco por empréstimo junto ao River Plate (clube detentor de seus direitos federativos), da Argentina, até o fim da temporada. O jogador chegou à equipe com status de grande craque e para ser titular do time até então comandado por Renato Gaúcho.

Sua estréia no Gigante da Colina foi no dia 24 de janeiro, na vitória por 2 a 0 sobre o Nova Iguaçu, em São Januário, pela primeira rodada do Campeonato Carioca. Conca, ao lado de Morais, teve papel importante na criação das jogadas e foi um dos melhores em campo.

No entanto, nas partidas seguintes Conca não manteve as boas atuações e foi perdendo espaço no time de Renato Gaúcho, sendo sempre substituído no decorrer dos jogos até ser barrado. Morais se manteve como titular e passou a ter a companhia de Abedi ou Renato, que subiram de produção.

Com as eliminações no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, Renato Gaúcho foi demitido e Celso Roth assumiu o comando do Vasco. Porém, a situação do argentino continuou a mesma. Conca começou o Campeonato Brasileiro como reserva, entrando no decorrer de algumas partidas. Mas como também não agradou ao novo técnico, em alguns jogos não foi sequer relacionado para o banco.

Na quarta rodada do Brasileiro, quando o Vasco encarou o Fluminense, o titular Morais sofreu uma lesão que o afastou dos campos, fazendo com que Conca passasse a ser a primeira opção entre os reservas, com Abedi e Renato no time principal.

Com uma ajuda da sorte, já que Abedi e Renato acabaram saindo do clube, Conca voltou a ser titular no jogo contra o Santos, no dia 4 de julho, em São Januário, e teve grande atuação, marcando dois gols na vitória de 4 a 0 do Gigante da Colina.

Depois, Conca manteve a regularidade e se tornou um dos principais jogadores do Vasco e o mais importante articulador de jogadas do time. Ainda é o vice-artilheiro da equipe no Brasileirão ao lado de Alan Kardec e André Dias (que já deixou o clube), com quatro gols cada, atrás apenas de Leandro Amaral, que tem oito.

Fonte: Lancepress