Futebol

Confira análise da Placar sobre o Vasco no Brasileirão 2010

Nau de volta ao rumo

Vasco tenta manter Philippe Coutinho e Carlos Alberto na tripulação

Após cumprir com louvou a missão de retornar à elite, o Vasco quer fazer um campeonato digno de sua tradição. Desde a implantação do sistema de pontos corridos, em 2003, a melhor campanha foi um sexto lugar em 2006. A última conquista, a Copa João Havelange, já faz uma década e o clube continua estacionado em quatro títulos. Por isso, o objetivo é claro: lutar, no mínimo por uma vaga na Libertadores.

PONTO FORTE

Como o conjunto ainda não deu as caras, o talento individual de Carlos Alberto, Philippe Coutinho e Dodô acabou fazendo a diferença em algumas partidas no Estadual e na Copa do Brasil. E pode resolver alguns jogos do Brasileirão. Com o retorno de Ramon, que deve ganhar a vaga de Márcio Careca, o Vasco volta a ter a jogada que deu certo em muitos jogos da campanha vitoriosa da série B.

PONTO FRACO

A defesa não inspira muita confiança. Os titulares Fernando e Titi formam uma zaga pesada, de pouca mobilidade e recuperação. Para piorar, os substitutos não corresponderam quando requisitados. Gustavo sofreu várias lesões, Gian quase jogou fora a classificação para as semifinais da Taça Rio e Thiago Martinelli acabou se prejudicando por jogar improvisado. Os laterais Élder Granja e Márcio Careca - que chegaram para ser titulares - acabaram no banco.

O CARA

O Estadual mostrou a importância de Carlos Alberto. Ele jogou apenas oito jogos e time e torcida sentiram muito sua ausência. Além da inquestionável técnica, o meia é um dos líderes da equipe e o principal ídolo da torcida. Não é a toa que o Vasco corre atrás de recursos para contratá-lo em definitivo.

QUEM PODE SURPREENDER

A aposta do clube é a manutenção do jovem Philippe Coutinho até o fim do Brasileirão. A diretoria da Internazionale deu o aval, mas o técnico português José Mourinho não está disposto a colaborar. O fato é que o menino de drible fácil e futebol envolvente, que já havia ido bem na série B, ganhou maturidade e virou destaque de um time que contava com astros como Carlos Alberto e Dodô.

3 FRASES - CARLOS ALBERTO

\"O torcedor viu como o time encarou com seriedade todas as partidas e as dificuldades da série B e esteve do nosso lado todo o tempo. Tudo foi sofrido e aquela competição parecia um bicho de sete cabeças para todos nós. Mas superamos e estamos na história do clube. Acho que o torcedor pode esperar, inicialmente, muita luta e disposição, porque esses são alguns dos ingredientes de quem quer ser campeão.\"

\"O Estadual foi nossa primeira competição, jogadores foram contratados, houve uma troca de treinador, alguns se machucaram, como eu, etc. Além disso, o entrosamento do time vai melhorando com o tempo.\"

\"Antes do início do campeonato é difícil apontar um favorito ou os mais fortes. Não vejo nenhum clube tão superior ao outro neste momento.\"

COTAÇÃO PLACAR

Chances de Título: Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Santos, São Paulo
Rumo à Libertadores: Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, Vasco
Candidato ao rebaixamento: Atlético-GO, Atlético-PR, Avaí, Botafogo, Ceará, Goiás, Guarani, Palmeiras, Prudente, Vitória

Fonte: Revista Placar / netvasco