Confira a carreira de Paulo César Gusmão como técnico
Paulo César Gusmão iniciou sua carreira pós-jogador como preparador de goleiros. Trabalhando com Oswaldo de Oliveira, foi convidado por este treinador a ser auxiliar-técnico. Nesta função, venceu pelo Corinthians Paulista o Mundial de Clubes. No Clube de Regatas Vasco da Gama, trabalhando nesta nova função, foi convidado a ser treinador interino do clube. Mais tarde, viria a ser treinador permanente do clube. Treinou depois a Sociedade Esportiva Palmeiras e o Cruzeiro Esporte Clube, onde ganhou o Campeonato Mineiro de Futebol de 2004.
Teve uma passagem meteórica pelo Clube de Regatas do Flamengo, onde se desentendeu com a diretoria do clube e pediu demissão. Em 2005, treinou a Associação Desportiva Cabofriense no Campeonato Carioca de Futebol. A boa campanha pelo time o fez ser convidado para treinar o Botafogo de Futebol e Regatas. No alvinegro carioca, levou o time a liderança do Campeonato Brasileiro de 2005, mas desentendeu-se com a diretoria e pediu demissão.
Meses depois, PC Gusmão assumiu o Cruzeiro Esporte Clube, clube onde já havia sido auxiliar-técnico e treinador anteriormente. Venceu o Campeonato Mineiro de Futebol de 2006 pela segunda vez. No Campeonato Brasileiro, levou o Cruzeiro à liderança até o jogo contra o Corinthians depois da paralisação da Copa do Mundo. Porém, após ficar 05 jogos sem vitórias, foi demitido.
Assumiu a Associação Desportiva São Caetano e foi demitido com apenas 4 jogos no comando do clube paulista. Em 29 de Setembro de 2006, Paulo César Gusmão foi contratado pelo Fluminense Football Club, para ser o sexto treinador do clube naquela temporada e para salvar o clube do rebaixamento do Campeonato Brasileiro de 2006. O técnico conseguiu manter o tricolor na Primeira Divisão e manteve-se no cargo até a quarta rodada do Campeonato Carioca de Futebol de 2007. Após uma derrota frente ao América, PC foi demitido.
Em 2007 treinou o Clube Náutico Capibaribe. No campeonato pernambucano, assumiu a equipe na sexta colocação e levou o Náutico ao vice-campeonato. Na Copa do Brasil, após excelente campanha, viu seu time ser eliminado pelo Figueirense, em Florianópolis. No Campeonato Brasileiro Primeira Divisão 2007, após bom começo, saiu do clube na 8ª rodada.
Iniciou o ano de 2008 como técnico do Itumbiara Esporte Clube, de Goiás e, após 38 anos, conseguiu levar a equipe do interior do Estado ao inédito título de Campeão Goiano. Bateu na final, com 2 vitórias, o poderoso Goiás, do técnico Caio Junior, além de conquistar vitórias expressivas sobre todos os grandes clubes do Estado e depois treinou o Figueirense.
Em 2009 assumiu o Juventude e comandou apenas 9 jogos. Transferiu-se para o Atlético Goianiense, campeão Campeonato Brasileiro Série C em 2008.
Em Maio de 2009, assumiu o comando do Ceará, levando o clube a Série A do Campeonato Brasileiro após 16 anos.
No dia 2 de Fevereiro de 2010 acertou seu retorno no comando do Ceará. Em Junho de 2010 após um bom início de temporada conseguindo levar o Ceará à liderança do Campeonato Brasileiro foi contratado pelo Vasco da Gama para o restante da temporada.
Mais lidas
- 0 Castan processa o Vasco por milionário na Justiça TOP
- 0 Quanto o Rio Ave pagará pelo Clayton Silva e a sua intenção com o jogador TOP
- 0 Três negociações do Vasco para o ataque são consideradas difíceis TOP
- 0 Edmundo revela que Vasco vem sendo ignorado nas movimentações do mercado TOP
- 0 Goleiro reserva é pego de surpresa e fará sua estreia pelo Vasco TOP
- 0 Imprensa revela que clube inglês quer Rayan: 'Parecem ansiosos' TOP
- 0 Estrella se queixa de incômodo e Vasco trata a situação com cautela TOP
- 0 Gabi Marino: Brian Rodríguez, especulado no Vasco, deseja atuar no Brasil TOP
- 0 Vasco aguarda definição do futuro de Rony para tentar a contratação TOP
- 0 Ramon Lima faz testes após perder jogadores por conta da Copinha TOP