Futebol

Confira 10 façanhas do Vasco durante 122 anos de história

21 de agosto de 1898. Data de fundação do Club de Regatas Vasco da Gama. Completando 122 anos de existência, hoje o Cruz-Maltino é líder do Campeonato Brasileiro após oito anos. Mas o torcedor vascaíno tem outros motivos mais especiais para comemorar a data. Detentor de uma das histórias mais encantadoras do futebol mundial, foi o Vasco quem abriu as portas para os negros, operários e trabalhadores no Brasil.

Confira 10 façanhas do Vasco durante 122 anos de história:

1- Criação de São Januário e luta contra o racismo

Um dos maiores símbolos de resistência e de orgulho do torcedor Cruz-Maltino, São Januário foi inaugurado no ano de 1927. Construído por negros e operários, a casa do Gigante da Colina foi uma resposta aos clubes da época que tentavam barrar a entrada do Vasco nos campeonatos.

Clube da Zona Norte, o Vasco era atacado por não possuir um estádio que fizesse frente aos demais times. Porém, como sempre na história, os Cruz-Maltinos se uniram e ergueram o templo. A partida de estreia foi diante do Santos, na qual o Vasco terminou derrotado por 5 a 3. E o resultado foi o que menos importou, ao se tratar de um marco do futebol mundial.

2- Primeiro time brasileiro a vencer um torneio no exterior: Campeão Sul-Americano de Clubes em 1948

Foi em 1948 que o Vasco conquistou o Sul-Americano de Clubes. Em torneio realizado no Chile, o “Expresso da Vitória”, comandado pelo eterno ídolo Barbosa, venceu o River Plate na final e trouxe para o Brasil o primeiro caneco sul-americano. O Colo-Colo, do Chile, organizou a competição na capital Santiago, que foi disputada em turno único. Confira a campanha do Vasco:

Vasco 2 x 1 Litoral-BOL (campeão de La Paz em 1947)
Vasco 4 x 1 Nacional-URU (campeão uruguaio em 1947)
Vasco 4 x 0 Deportivo Municipal-PER (vice-campeão peruano em 1947)
Vasco 1 x 0 Emelec-EQU (campeão de Guayaquil em 1946)
Vasco 1 x 1 Colo-Colo-CHI (campeão chileno de 1947)
Vasco 0 x 0 River Plate-ARG (campeão argentino em 1947)

O elenco do Vasco era chamado de “Expresso da Vitória” por causa dos consecutivos triunfos diante dos rivais.

3 – Bellini, o primeiro capitão de um título de Copa do Mundo

Na Copa do Mundo de 1958, vencida pelo Brasil na Suécia, o capitão era jogador do Vasco. O zagueiro Bellini, que eternizou o gesto de “erguer e beijar a taça”, conquistou três campeonatos cariocas e um torneio Rio-São Paulo pelo Gigante da Colina. Pelo Vasco, ele também marcou época com grandes atuações ao lado de Ipojucan, Ademir de Menezes e Danilo Alvim.

4 – Primeiro clube brasileiro a enfrentar uma franquia da NBA

Para os amantes de basquete e torcedores do Vasco, o Cruz-Maltino fez história. Ao disputar o Mundial de Clubes no ano de 1999, enfrentou na final a equipe do San Antonio Spurs, uma das principais franquias da NBA. Na ocasião, acabou derrotado por 103 a 68. Mas o placar era o menos importante. Ficou marcado para sempre a qualidade do elenco do Vasco, que tinha Helinho, Demétrius, Charles Bird e muito mais.

5 – Único time a ser campeão da Libertadores no ano do centenário

Foi em 1998, cem anos depois da fundação, que o Vasco da Gama conquistou o título mais importante de sua história: a Taça Libertadores da América. Comandados por Antônio Lopes, o Gigante da Colina teve uma fase de grupo conturbada, mas se resolveu no mata-mata.

No jogo mais importante e marcante da competição, diante do ‘galático’ River Plate, Juninho Pernambucano, que vinha de lesão, acertou uma cobrança espetacular de falta no Monumental de Nunez. Virou música. E virou título, após o Vaco vencer na final a equipe do Barcelona de Guyaquil.

6 – Os três maiores artilheiros do Brasileirão são do Vasco

Roberto Dinamite, Romário e Edmundo. Esses são os três maiores artilheiros do Brasileirão com 190, 154 e 153, respectivamente. Os três ídolos do Gigante da Colina foram formados em São Januário. Cada um participou diretamente de pelo menos uma conquista de Brasileiro.

“Bob Dinamite” foi fundamental na conquista do primeiro título nacional, em 1974, diante do Cruzeiro. Edmundo, “o Animal”, fez história em 1997 e foi fundamental no terceiro caneco brasileiro. Já o “Baixinho”, ajudou a conquistar o tetracampeonato.

7 – Ao lado do Santos, é o time brasileiro com mais vitórias contra europeus

O Vasco da Gama sempre teve êxito contra times europeus. E vem desde o tempo de “Expresso da Vitória”. Ao lado do time da Vila Belmiro, o Cruz-Maltino ocupa a primeira colocação com 114 vitórias contra equipes do velho continente.

8 – Clube que aplicou a pior derrota ao Barcelona na Catalunha

A equipe catalã, na Champions League deste ano, sofreu uma derrota acachapante para o Bayern de Munique. Mas o Vasco já fez parecido. No ano de 1957, em partida amistosa, o Gigante da Colina venceu o Barcelona por 7 a 2, com direito a hat-trick de Laerte e destaque ao atacante Vavá.

Os jornais da época, como por exemplo “O Globo“, indicaram surpresa após a vitória dos vascaínos:

– Um jogo que marcava o encerramento das atividades futebolísticas da temporada, que servia para fecho de comemorações pela vitória do Barcelona na Taça Generalíssimo, houve uma completa decepção para a torcida catalã. O Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, apontado pelos entendidos locais como perdedor, surpreendeu sensacionalmente ao Barcelona, impondo-lhe o impressionante placar de 7 a 2.

9 – Campanha história de 100 mil sócios

Em 2019, os vascaínos mostraram mais uma vez a força na união de um clube mais forte. Apesar de o rival Flamengo ter conquistado tudo que disputou, a torcida viu a necessidade de reerguer o clube mais uma vez.

Em campanha histórica de associação em massa, o Vasco se tornou o clube com maior número de sócios do Brasil. Em poucos dias, ultrapassou equipes como Grêmio, Internacional e Flamengo. Hoje, é um dos times com maior número de associados no mundo.

10 – Além de São Januário, a torcida ajudou na construção do CT

Assim como o colossal Estádio de São Januário, os torcedores participaram do desenvolvimento da construção no Centro de Treinamento do Vasco, que ficará pronto nos próximos meses. Por meio de uma vaquinha online, vascaínos de todas as classes sociais contribuíram com algum valor. \

TORCEDOR MOTIVADO

Na última quinta-feira (20), o Vasco venceu o Ceará por 3 a 0, no Castelão, e chegou à liderança do Campeonato Brasileiro. Além de todos os motivos citados acima para o torcedor se orgulhar, a primeira colocação do Brasileirão se torna mais um motivo para comemorar a data tão especial para os amantes do Vasco e do futebol Brasileiro.

Fonte: Esporte News Mundo