Conectado com o Vasco desde berço, Rayan é mais uma joia que surge no clube
Amargando a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com seis pontos e sem vencer desde a primeira rodada, o Vasco tenta dar a volta por cima na temporada nesta quinta-feira (22), contra o Goiás. Apesar da derrota para o Internacional, no último compromisso antes da pausa para a data Fifa, o Cruzmaltino voltou do Beira-Rio com as esperanças em alta - e tudo por conta de uma joia de apenas 16 anos.
Titular pela primeira vez contra o Colorado, o atacante Rayan foi o responsável por marcar o gol em Porto Alegre (veja no vídeo acima) e empolgou a torcida. E a história da promessa, que é mais uma das que surgiram na base, tem relação com o Vasco desde o berço.
Nascido no Rio de Janeiro, Rayan é cria da Barreira do Vasco, comunidade que fica nos arredores de São Januário e que é símbolo para os torcedores. E tudo começou por lá com os seus avós paternos, Ademir e Taninha, que se mudaram para lá na década de 1970 e tiveram Valkmar, ex-zagueiro que também foi revelado na base do clube carioca e atuou no profissional entre 1995 a 2000, período que ficou marcado por grandes conquistas, como a CONMEBOL Libertadores de 1998 e os Brasileiros de 1997 e 2000.
Durante o período em que jogou no Vasco, Valkmar conheceu Vanessa, mãe de Rayan, que também era funcionária do clube. Depois de se aposentar, o ex-zagueiro trabalhou por um tempo no departamento de futebol de base, enquanto a esposa atuou no setor de esportes aquáticos.
Rayan é o segundo fruto da relação, que primeiro teve Rayanna, de 24 anos, irmã mais velha da promessa cruzmaltina. A joia chegou à Colina Histórica ainda com 6 anos e, em 2023, completa 11 de clube. E também é aluno do Colégio Vasco da Gama, que inclusive formou outras joias, como o meia Philippe Coutinho, ex-Liverpool e Barcelona, atualmente no Aston Villa.
E a expectativa depositada no jovem atacante não é por acaso. Com os seus 1,85m, Rayan sempre se destacou pela sua explosão e finalização e, com apenas 11 anos, já tinha 292 gols marcados. Uma marca e tanto na carreira que estava apenas começando.
Depois de passar pelo futsal do Vasco, como a maioria dos jogadores, Rayan migrou para o campo e continuou tendo destaque. Em 2019, no sub-13, foi campeão do ICC Futures, uma espécie de Mundial da categoria. Na disputa, o Cruzmaltino venceu outros clubes de camisa pesada como Juventus, Benfica e Paris Saint-Germain, que derrotou nos pênaltis na grande decisão.
No ano passado, ainda com 15 anos, disputou pela primeira vez a Copa São Paulo de Futebol Júnior e marcou logo na estreia. Pelo sub-17, Rayan fechou a última temporada com 29 gols e 5 assistências em 34 jogos.
Em 2023, Rayan segue colecionando outras marcas. No Campeonato Carioca, por exemplo, atuou durante 18 minutos no empate por 1 a 1 com o Audax-RJ, ainda na primeira fase, e se tornou o jogador mais jovem do Vasco a estrear no profissional no século XXI.
Já contra o Inter, com o gol marcado o atacante deixou Paulinho, revelado pelo clube carioca e atualmente no Atlético-MG, para trás e se tornou o jogador mais jovem a marcar pelo Vasco como profissional no século XXI.
Rayan também foi o quarto mais jovem a ter balançado as redes no Brasileirão na era dos pontos corridos, com 16 anos, 10 meses e 8 dias, ficando atrás apenas de Endrick, do Palmeiras, Jô, ex-Corinthians, e Anderson, ex-Grêmio.
E a joia também já vem se destacando pelas seleções de base do Brasil. Em abril, a seleção brasileira sub-17 conquistou o Sul-Americano da categoria, no Equador, e Rayan terminou a disputa na artilharia, ao lado de Kauã Elias, do Fluminense, os dois com cinco gols marcados.
Aos poucos, o jovem atacante vai sendo lapidado para, assim como outros grandes nomes que saíram de São Januário e rodaram o mundo, como Romário e Edmundo, se tornar um dos pilares do Vasco, que vive um momento de reformulação após se tornar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol) gerida pela 777 Partners.
Em dezembro do ano passado, a joia assinou o seu primeiro contrato profissional com o Vasco até o fim de 2025. Rayan tem multa rescisória estipulada em 80 milhões de euros (R$ 419 milhões nas cifras atuais).
Próximos jogos do Vasco
- Goiás (C) - quinta-feira (22/06), 20h - Campeonato Brasileiro
- Cuiabá (C) - segunda-feira (26/06), 21h - Campeonato Brasileiro
- Botafogo (F) - domingo (02/07), 16h - Campeonato Brasileiro