Futebol

Conca e Dudar serão as armas do Vasco na bola parada

Para interromper a seqüência de duas derrotas no Brasileirão, o Vasco aposta em sua legião estrangeira para desbancar o Cruzeiro, hoje, às 16h, em pleno Mineirão. Afinal, será a primeira vez em que os argentinos Conca e Dudar e o colombiano Martin Garcia começarão uma partida como titulares. A escalação não foi oficialmente confirmada, mas repetida sucessivamente nos últimos treinamentos.

Como o zagueiro Dudar já havia reconquistado sua posição e o atacante Martin Garcia, começado a partida contra o São Paulo, o apoiador Conca será a grande novidade. Ressuscitado pelo técnico Celso Roth, o argentino havia disputado sua última partida como titular em 17 de março, contra o Boavista, válida pelo Campeonato Carioca.

Considerado um dos líderes do grupo cruzmaltino, Dudar acredita que caso os estrangeiros e brasileiros da Colina unam suas qualidades, o Vasco poderá vencer o Cruzeiro em seu próprio domínio.

- Temos a sorte de defender um clube de muita tradição no Brasil. Temos de aproveitar essa chance. Brasileiros ou não, temos de fazer o melhor para que o Vasco volte a vencer. Não iremos ao Mineirão pensando no empate, e sim na vitória - garantiu Dudar.

Apesar da confiança do zagueiro, o Clube da Colina terá muitos desfalques, entre eles Romário, Leandro Amaral, Renato e Morais, todos entregues ao departamento médico. Por conta disso, Celso Roth resolveu mudar não apenas algumas peças, mas também o esquema, que será o 3-6-1.

Além de Conca, o zagueiro Júlio Santos, o ala-direito Wagner Diniz e o cabeça-de-área Thiago serão as outras novidades. Único atacante de origem escalado, Martin Garcia espera de uma só vez apagar a má impressão deixada nas últimas partidas e acabar com o jejum de gols:

- Creio que quando fizer meu primeiro gol, tudo será diferente.

Argentinos serão as armas na bola parada

Carente de um bom cobrador de faltas desde a transferência de Andrade para o Braga, de Portugal, o Vasco ainda procura um especialista no fundamento. Nos treinos preparatórios para o duelo contra o Cruzeiro, os argentinos Conca e Dudar se candidataram ao posto, mas tiveram um rendimento apenas razoável nas cobranças da entrada da área. A jogada, mesmo assim, será um dos trunfos de Celso Roth.

- Esse tipo de fundamento é importante. Afinal, tem decidido muitas partidas. O México sacramentou sua vitória de 2 a 0 sobre o Brasil, na Copa América, numa cobrança de falta. Por isso, treinamos tanto ofensivamente, quanto defensivamente - disse Roth, que espera que o Vasco mude a imagem deixada nas últimas rodadas:

- Fomos mal contra Botafogo e São Paulo, mas tivemos duas semanas para trabalhar, corrigir as falhas e até mudar de esquema. Espero que tudo isso dê resultado.

Mudo

A exemplo da última segunda-feira, quando correu dos jornalistas no estacionamento de São Januário, Conca voltou a evitar a imprensa, ontem. Desta vez, porém, o argentino pediu que a assessoria de imprensa do clube fizesse o comunicado. Wagner Diniz, que não é titular desde 8 de abril, seguiu o exemplo de Conca e não quis falar com os jornalistas.

Fonte: Lance