Como resgatar uma imagem após três rebaixamentos em oito anos?
Durante um programa do SporTV News, o assunto "Vasco da Gama" foi abordado com uma questão: Como resgatar uma imagem após três rebaixamentos em oito anos?
É verdade que os últimos anos do Vasco não foram de alegrias para o torcedor. Mas o histórico do cruzmaltino é de um clube vencedor. A discussão fica na comparação entre o passado e o presente, no qual estão longe de serem iguais.
As decepções em campo vão além da frustração da torcida, 3 rebaixamentos em 8 anos. Nesta temporada, por exemplo, o acesso à série A foi tão sofrido que foi conquistado apenas na última rodada. A partir de 2017, o clube tem uma difícil missão: Resgatar uma marca gigante, que ficou arranhada nos últimos tempos.
Nos últimos 5 anos, a marca Vasco da Gama ficou estagnada, enquanto os outros grandes do Brasil tiveram uma evolução de até 30%. No público das arquibancadas, média de menos de 7 mil torcedores. Isto se deve as más atuações do clube dentro de campo, que afeta também o marketing e logicamente as finanças.
A receita do Vasco no ano passado foi 5 vezes maior que em 2013, entretanto, as dívidas também aumentaram e resultaram no fim de 9 temporadas no vermelho.
Apesar do mau momento, o Vasco vem recebendo sugestões de profissionais. No SporTV News, Amir Somoggi, consultor de gestão e marketing esportivo, apontou 3 estratégias que poderiam ser utilizadas pelo cruzmaltino.
A primeira seria usufruir da força e do tamanho da torcida, segmentando o público e fazendo abordagens mercadológicas afim de aumentar as finanças. Outra seria aproveitar a dimensão nacional que o Vasco possui para buscar apoio em todo território nacional. Outra dica foi não desistir da nacionalização da marca, tendo em vista que o Vasco ainda é grande e bem visado.
Clique aqui e confira a matéria completa do SporTV News.
Fonte: SuperVasco- SuperVasco