Como os alvos do Vasco foram na Premier League 22/23
O mercado da bola segue agitado. Em crise, o Vasco pode ir à Premier League buscar dois reforços de peso para espantar a má fase e se recuperar no Brasileirão. Figurinhas carimbadas na Inglaterra há algumas temporadas, Lyanco e Manuel Lanzini podem deixar a Terra da Rainha e estão na mira do Cruzmaltino.
Vasco. No caso de Lyanco, o otimismo é maior, já que o Southampton pode aceitar emprestar o jogador. A proposta feita ronda a casa de 1 milhões de euros (R$ 5,2 milhões) pelo empréstimo, com obrigação de compras por metas após a cessão.
Por outro lado, Lanzini está livre após fim de contrato com o West Ham, mas seu salário assusta. O argentino ganha mais de 4 milhões de dólares por ano e também chama a atenção do River Plate.
Além da grife Premier League, é preciso entender como Lyanco e Lanzini desempenharam na última temporada e como poderiam ser úteis ao Vasco. A PL Brasil te conta!
Lyanco, o novo xerife do Vasco?
26 anos
Zagueiro
Destro
1,87
Clubes: São Paulo, Torino, Bologna e São Paulo
Contrato até junho de 2025
Lyanco surgiu na base do Botafogo, mas terminou sua formação no São Paulo. Ele era considerado um dos mais promissores zagueiros brasileiro e por ter a nacionalidade sérvia, era desejado por times europeus desde cedo. O Torino contratou o jovem em 2017/18 e, após quatro temporadas no futebol italiano, desembarcou na Premier League.
O Southampton gastou 7,5 milhões de euros (R$ 46 milhões) para ter Lyanco, em agosto de 2021. O defensor teve duas temporadas pelo clube, mas não se chegou a se firmar como titular absoluto. Ao todo, o jogador já fez 48 jogos com a camisa dos Saints.
Em 2022/23, Lyanco participou do rebaixamento do Southampton à Championship. Apesar de não ser titular, entrou em campo com regularidade nas competições em que o time participou. Na Premier League, os Saints tiveram a pior defesa da competição, com 73 gols sofridos em 38 partidas.
Atualmente, o Vasco conta com Léo, Manuel Capasso, Robson Bambu, Miranda e Zé Vitor para a zaga. Mesmo longe de viver seu melhor momento, Lyanco tem capacidade suficiente para se tornar titular pelo lado direito da defesa cruz-maltina, como esperam direção e torcida.
Lyanco na Premier League 2022/23
21 jogos (11 como titular)
1338 minutos em campo
1 gol
2 assistências
156 bolas recuperadas
92 interceptações
472 (80.3%) passes certos
82 (51.2%) passes longos certos
Lanzini, livre no mercado e na mira do Vasco
30 anos
Meio-campista
Destro
1,67
Clubes: River Plate, Fluminense, Al-Jazira e West Ham
Contrato até junho de 2023
O torcedor do Vasco pode se lembrar de Manuel Lanzini atuando pelo Fluminense em 2011, ainda no início da carreira. Depois, o argentino retornou ao River Plate, passou pelo mundo árabe e chegou ao West Ham, em 2015/16. Na Premier League, o jogador teve uma longa passagem, com altos e baixos, momentos marcantes e lesões.
Das oito temporadas com a camisa dos Hammers, o melhor desempenho de Lanzini em números foi em 2021/22, com 45 jogos, sete gols e quatro assistências. O argentino teve 226 jogos, 32 gols, 28 assistências e 13 contusões durante sua trajetória pelo clube londrino.
Lanzini acabou se tornando reserva do West Ham na última temporada, após as chegadas de Lucas Paquetá e outros reforços. O jogador entrou em campo esporadicamente e, por isso, não terá seu contrato renovado pelo clube. O vínculo terminará oficialmente a partir de julho, com o meia livre para assinar com qualquer outro clube gratuitamente.
O alvo do gigante carioca conserva as características típicas de um armador argentino: qualidade técnica, criatividade, bom drible curto e boa finalização. Para o atual cenário do Vasco, Lanzini pode ser um reforço de impacto e que mudaria o patamar do time de São Januário. Ele atual preferencialmente pelo lado esquerdo do campo, mas também pode jogar em outras áreas do meio.
Lanzini na Premier League 2022/23
10 jogos (2 como titular)
309 minutos em campo
1 gol
0 assistência
4 (25%) cruzamentos certos
5 (60%) dribles com sucesso
3 (33.3%) chutes a gol
Lanzini foi pouco utilizado na Premier League, mas teve participação efetiva na conquista do West Ham na Conference League. O argentino esteve em 11 jogos da campanha, marcou dois gols e deu uma assistência.