Futebol

Como andam as negociações da LFU pelo Brasileiro 2025 e o principal entrave

A Liga Forte União já vendeu direitos de dois de seus jogos por rodada no Brasileiro a partir de 2025. Mas há quatro partidas ainda disponíveis no mercado. São cinco empresas interessadas, sendo uma delas a Globo.

Lembre-se que a Liga Forte tem 12 clubes da Série A. Entre eles, Corinthians, Fluminense, Inter, Athletico, Fortaleza, Vasco, Botafogo e Cruzeiro. Em 2025, serão 11 ou 12 times no grupo e seus jogos como mandantes são negociados pela liga.

Apesar de ter seu contrato com a Libra, a Globo precisa de mais partidas para garantir o seu pacote de premiere. Além disso, teria um mais opções para TV aberta e fechada.

A Liga Forte tem negociado os jogos com flexibilidade para obter a maior proposta. Já foram fechados contratos com a Amazon, Record e Youtube (esses dois últimos por um jogo não exclusivo).

Essa partida pertencente à Record ou Youtube pode ser negociada também com o Premiere. Assim, a Globo pode obter até cinco jogos da Liga Forte para seu pacote fechado, o que sustentaria o pay per view.

Mas a questão é que há uma grande diferença de valores na negociação entre a Live Mode (representante da Liga Forte) e a Globo. Ou seja, a emissora quer pagar bem menos pelas partidas do que o montante pedido pela empresa. Esse é o principal entrave.

A restrição prevista no contrato entre Globo e Libra - que não permite a emissora pagar mais para a LFU - não entrou nos debates até agora.

A concorrência tem empresas como a Warner e a DAZN. Há outros dois veículos não revelados. A Disney não está conversando sobre o Brasileiro no momento.

A intenção da Liga Forte é teoricamente fechar mais dois contratos para os próximos quatro jogos. Mas, pela flexibilidade, tudo pode ir para só um veículo.

O objetivo da Liga Forte União é obter uma receita em torno de R$ 1,7 bilhão. Até agora, há contratos de R$ 700 milhões.

GLOBO ENTRA NA BRIGA POR QUATRO JOGOS EM ABERTO DA LFU PARA O BRASILEIRÃO 2025! VAI TER PREMIERE?

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL Esportes