Torcida

Como a torcida do Vasco consegue ser a que mantém volume alto por mais tempo

Foi justamente em um destes jogos na Colina em que o GLOBO foi medir a potência da torcida vascaína - contra o Cuiabá, no final de outubro, em um jogo atrasado do Brasileirão. Em um dia de muita chuva no Rio de Janeiro, a torcida do Vasco fez o seu papel em São Januário. O cruz-maltino vivia um jejum de vitórias, o que se tornou combustível para que o estádio se tornasse um caldeirão para apoiar a equipe de volta ao caminho dos resultados positivos. Empurrado pelo seu torcedor, o Vasco venceu o Cuiabá por 1 a 0 e seguiu, naquele momento, com o sonho de uma possível classificação para a Libertadores ainda vivo.

O primeiro tempo de partida foi onde a torcida do Vasco mais fez o seu papel, apesar do zero a zero no intervalo. Foi justamente nos primeiros 45 minutos em que os vascaínos ficaram mais tempo acima dos 100dB - um volume com altura digna de uma casa noturna ou uma roda de samba.

Foto: editoria de arte

Ao todo, os cruz-maltinos ficaram em mais de um terço do tempo de bola rolando, 36 minutos e 15 segundos, acima da marca de 100dB. Graças a essa constância, o Vasco foi o líder da métrica de 'Qual torcida cantou alto por mais tempo'.

— A torcida tem uma energia muito intensa, as pessoas ali cantando, eventualmente com instrumentos musicais e entoando hinos e gritos, realmente emitem um nível sonoro bem elevado. (Acima de 100 dB) É uma energia considerável e que reflete essa emoção, capaz de carregar uma energia muito importante aos jogadores e todos os participantes em campo, levando a sensações e emoções muito fortes — explica Marco Aurélio de Paula, engenheiro especialista em acústica.

Cayo Pereira, repórter do GLOBO, medindo os decibéis da torcida do Vasco em São Januário — Foto: Alexandre Cassiano

O GLOBO esteve presente especialmente em São Januário, no setor arquibancada, à frente da torcida organizada Força Jovem para medir e entender o quanto os torcedores do Vasco cantaram nesta partida.

Apesar da temporada agridoce para o Vasco, onde a equipe não brigou contra o rebaixamento, mas também não figurou entre os principais postulantes a título, a torcida vascaína foi mais uma vez o grande destaque do clube. Sempre ao lado do Vasco até o fim, a arquibancada cruz-maltina fez a sua parte e foi uma das vencedoras do levantamento feito pelo GLOBO no quesito 'Qual torcida cantou alto por mais tempo'.

Fonte: Agência O Globo