Imprensa

Comentaristas discutem formas do Vasco ter melhor rendimento na Série B

Com quatro jogos na Série B à frente da equipe, Lisca colocou o Vasco de vez na briga pelo acesso, a apenas um ponto do G-4. Mas o zagueiro Miranda suscitou importante reflexão após a vitória por 1 a 0 sobre o Vila Nova, na terça-feira, ao contestar a máxima do "importante são os três pontos".

Aos 21 anos, Miranda, que foi capitão na maior parte de sua trajetória pela base vascaína, fez a seguinte análise do jogo com os goianos:

- Meio difícil falar isso que resultado é que importa. Eu acho que dentro de casa a gente tem que se impor mais. No segundo tempo, a gente abaixou toda a linha e deitou em cima do 1 a 0. A gente tem que mudar essa postura um pouco dentro de campo.

Com base nessa declaração e no futebol demonstrado pelo time na Série B até agora, o ge fez a seguinte pergunta a três comentaristas dos Canais Globo: o Vasco pode jogar melhor com o elenco que tem?

Grafite, Ledio Carmona e Pedrinho concordaram que Lisca ainda não teve tempo para colocar todas suas convicções em campo. O treinador completa três semanas de Vasco nesta sexta-feira, quando realizará seu sétimo jogo à frente da equipe, contra o Remo, às 21h30 (de Brasília), em Belém. A média é de uma partida a cada três dias.

O trio também converge no sentido de que é possível ver o Vasco num nível melhor e assumindo o papel que dele se espera: o de favorito ao acesso.

Confira as opiniões abaixo:

Grafite

O ex-atacante Grafite acredita que o Vasco tem qualidade técnica, principalmente no meio-campo. Para ele, porém, estão faltando pegada e resistência para aguentar confrontos pesados com a característica da Série B.

Usa Léo Jabá como exemplo de atleta com perfil ideal para a competição e dá um desconto a Lisca, uma vez que o técnico ainda não teve uma semana cheia sequer para aprimorar os treinamentos.

"O Vasco pode jogar melhor desde que os jogadores entendam a percepção do treinador. Não sei se o Vasco tem variação de esquema tático para às vezes jogar por dentro com os meias e às vezes jogar pelos lados com os alas. Isso vai muito do jogador, e a Série B é complicada. Vasco tem vários jogadores de Série A. Michel, Marquinhos Gabriel, Galarza. Eles não têm característica de Série B. Série B é pegada, imposição física.

O Vasco tem o Jabá, que gosta do contato. Ele, sim, é jogador de Série B, não que ele não jogue a Série A. Mas ele vai para o contato, vai para a porrada, e o Vasco precisa disso. Para ganhar a Série B tem que ter jogador de Série B. Não é que o jogador de Série B não jogue a Série A. É que consegue ter as características de força física, certa técnica e de jogar para frente. Não tem segredo na Série B. E tem também falta de treinamento. Como que ele vai passar o que quer só na resenha?

Pela qualidade dos caras que o Vasco tem no meio-campo, o time tinha que jogar mais, mas entendo que o Lisca ainda não conseguiu treinar. O Lisca tinha um meio-campo leve no América-MG, mas eles iam para o contato e corriam os 90 minutos. E o Vasco não aguenta os 90 minutos. Qualidade para jogar melhor o Vasco tem, mas tem que desenvolver mais".

Ledio Carmona

Ledio acredita que o momento do salto de qualidade técnica se apresenta, principalmente com o fim do turno batendo à porta. O comentarista dividiu o trabalho de Lisca em duas etapas e acredita que a primeira foi cumprida com louvor, com 75% de aproveitamento nos quatro primeiros jogos.

"Acho que são duas etapas. O Lisca tem seis jogos, pegou um time meio oscilante e agora está jogando pelos resultados, ganhando os jogos e deixando o Vasco lá no alto da tabela. Esse era o primeiro passo: recuperar os resultados, entrar de vez na disputa das quatro primeiras posições e mostrar que é protagonista.

O próximo passo é esse que o Miranda reclama: jogar bem. Ter sequência, ser convincente e jogar um bom futebol. Dá para o Vasco, com esse elenco, jogar um futebol melhor. Mas também está tendo muitos problemas. Já não teve o Morato, que me parece ser titular ao lado do Léo Jabá. Cano estava suspenso, o Castan já não vai jogar a próxima. Bruno Gomes tinha virado titular e já se machucou.

Eu acho que o Vasco precisava de mais um meia para rivalizar com Sarrafiore e Marquinhos Gabriel. Acho que é uma posição crítica ainda. Quando ele tiver o elenco completo e pelo menos com mais um meia, vamos poder exigir um futebol melhor. Mas acho que esse é o próximo degrau, é o próximo avanço do time. Primeiro era preciso voltar ao campeonato e dizer: 'Estamos disputando de verdade o campeonato e queremos subir'. O Vasco já mandou esse recado, ganhou três dos quatro jogos com o Lisca na Série B.

Já que faltam duas rodadas para o fim do primeiro turno, está na hora desse próximo passo de jogar bem. Tudo bem que tem os desfalques, mas, para se estabelecer no G-4, você vai precisar de um algo mais. É jogar melhor, ser mais convincente, mais protagonista e mais intenso. E de fato assustar dentro de casa. Acho que com o público de volta aos estádios a partir de setembro essa adrenalina vai voltar a subir".

Pedrinho

Ídolo do Vasco, Pedrinho afirmou ver potencial para o plantel vascaíno render melhor. Ele, aliás, disse ir na contramão de quem desqualifica os elencos das equipes que disputam as Séries A e B. Lembrou que o gramado faz diferença e que muitos analistas não pegam tão pesado com times do Campeonato Inglês, por exemplo, justamente pelo fato de a qualidade dos campos em terras britânicas propiciar um futebol mais vistoso.

Sobre o Vasco, Pedrinho tirou de Lisca a responsabilidade pelo nível das últimas atuações e afirmou que o modelo de jogo do treinador pode prosperar nas próximas rodadas. Usou o Audax de Fernando Diniz, vice-campeão paulista em 2016, como exemplo.

"Falando diretamente do Vasco e não do Lisca pelo pouco tempo, eu acho que o Vasco pode jogar melhor, sim. Não tem um elenco ruim para a Série B, tem jogadores que podem crescer um pouco mais tecnicamente. Acho que a ideia de jogo propicia que a individualidade apareça na hora certa. A gente tem um grande exemplo disso que é o Audax do Fernando Diniz, que passou por cima de todos os grandes naquele Campeonato Paulista com uma ideia de jogo que para a época era surpresa, tanto que o levou à final do estadual.

Depois obviamente todo mundo foi evoluindo através dessa ideia dele, com muitas equipes exercendo a mesma ideia e neutralizando o jogo dele. Mas acho que o Vasco pode jogar melhor e tem tudo para jogar melhor através do Lisca. Tem tudo para melhorar a forma coletiva de se jogar. E, com isso, a individualidade aparece na hora certa.

Não sou a favor de muitos treinadores que falam que o importante é fazer ponto e não jogar bonito. Não acredito no "jogar bonito" porque não vejo nenhuma equipe no Brasil jogando bonito, eu vejo equipes que têm uma ideia de jogo bem efetiva e que não precisam ficar torcendo para o adversário que tem domínio do jogo errar chute, errar cruzamento e errar tudo para ele numa bola ganhar. Isso é torcer para o acaso dar certo muitas vezes, não é efetividade. Vejo potencial para que o Vasco cresça porque tem qualidade para isso e individualmente também. E não está na conta do Lisca".

Fonte: ge