Futebol

Comentarista avalia empate entre São Paulo e Vasco

São Paulo e Vasco ficaram no empate por 2 a 2, neste domingo, no Morumbi, e o time carioca voltou à lanterna do Campeonato Brasileiro com o resultado. O Tricolor abriu o placar, mas teve o zagueiro Matheus Reis expulso ainda no primeiro tempo. O Cruz-Maltino virou o jogo, mas não "soube ganhar", na opinião do comentarista Maurício Noriega. O jornalista afirmou que a equipe de São Januário criou oportunidades, mas falhou muito nas finalizações e acabou punida no fim.

- Foi um jogo muito legal, muito disputado. O Vasco jogou o segundo tempo inteiro com um jogador a mais, e não soube ganhar o jogo. Depois que virou para 2 a 1, o Vasco teve, pelo menos, quatro oportunidades. Teve bola no travessão, jogadas de linha de passe dentro da área, e o Vasco não soube fazer. O Vasco deu vitamina para o São Paulo, que jogou mal, mas foi um time raçudo, com entrega - disse Noriega.

O lance mais polêmico da partida aconteceu aos 43 minutos de partida. Após cruzamento de Madson, a bola desviou no braço de Matheus Reis. O árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva marcou pênalti e expulsou o zagueiro tricolor, que já tinha cartão amarelo. Para Maurício Noriega, não houve penalidade, mas o comentarista culpa a CBF, e não o juiz pelo erro.

- É o pênalti CBF, inventado por uma orientação errada, passada pelo departamento de arbitragem da CBF. A bola resvala no cotovelo do Matheus Reis, mas ele não tem nenhuma intenção. O movimento é natural, ele não amplia a área, todas essas coisas que se fala de futebol. Infelizmente, não foi só o São Paulo prejudicado. Vários times tiveram pênaltis marcados assim. E não é pênalti. Por isso que é o pênalti CBF. É um pênalti que não é marcado em nenhum lugar do mundo, só no Brasil, porque tem uma orientação da Fifa que foi mal interpretada pela CBF. Eu não jogo na conta do árbitro, jogo na conta da CBF.

Noriega também comentou outro lance, aos 2 minutos do segundo tempo. A bola desviou no braço de Luiz Eduardo, após cabeçada de Julio dos Santos. Na opinião do comentarista, seria outro "pênalti CBF" para o Vasco, embora o zagueiro tricolor não tenha tido nenhuma intenção de cometer a infração.

- Se é para marcar dentro da interpretação da CBF, esse seria mais pênalti. Mas lendo a regra, entendendo a regra, nenhum dos dois deve ser marcado. Não tem movimento que não é natural, não tem braço em direção à bola. São lances que acontecem, pela proximidade, pela velocidade. Infelizmente, compromete um campeonato e a figura do árbitro, por uma interpretação errada do departamento de arbitragem da CBF.

O Vasco chegou a 29 pontos no Brasileirão e voltou à lanterna. Na próxima rodada, recebe o Grêmio no Maracanã. O São Paulo faz a semifinal da Copa do Brasil contra o Santos, na quarta, e depois duela com o Coritiba, no Couto Pereira, no domingo.

Fonte: SPORTV