Comentarista angolano diz como Loide Augusto pode ajudar o Vasco
O atacante Loide Augusto foi liberado pelo Alanyaspor para viajar e desembarca nos próximos dias no Rio para se tornar mais um reforço para o setor ofensivo do Vasco. Ainda desconhecido do torcedor brasileiro, o angolano de 24 anos fez sua carreira em clubes de Portugal e na Turquia. Mas quem é ele?
O ge conversou com o comentarista esportivo angolano Romilsom Teixeira para trazer alguns números, curiosidades e características do jogador.
Confusões e afastamento na seleção de Angola
Em janeiro de 2024, Loide Augusto foi afastado da seleção de Angola após agredir o goleiro e companheiro de equipe, Kadú Monteiro, durante uma sessão de treinamentos em Bouaké, na Costa do Marfim, para a Copa Africana de Nações.
O jogador também já havia tido um desentendimento com o treinador Pedro Monteiro por estar sendo escalado como lateral-direito ou meia direita, o que irritou Loide, que queria atuar mais próximo ao gol. Após a briga com o goleiro, o jogador foi afastado da seleção e nunca mais foi convocado, como conta Romilsom:
- Isso aconteceu durante a Copa das Nações Africanas 2023, que foi disputada em janeiro de 2024, era um treino de preparação para o segundo jogo. O que sei, em termos de detalhes, é o que apurei junto de fontes na Federação Angolana de Futebol, as fontes afirmam que antes da agressão ao Kadú (que o próprio Loide confirmou ser verdade em Live), o Loide já teria se desentendido com o treinador, um discussão moderada, porque Angola tinha como sistema de jogo o 3-4-3 e 3-5-2, e nesse sistema ele jogava como lateral direito ou médio direito, e ele queria jogar em posições mais avançadas. Na verdade, apesar do Loide ter jogado nesse posição em todos os clubes que passou, ele não gosta, e queria um protagonismo ofensivo na equipe.
- Depois do jogo de estreia, em que a atuação do Loide, defensivamente, não foi boa, o treinador experimentou o Eddie Afonso, lateral reserva, como titular em um treino, e isso motivou revolta ao Loide. Nesse mesmo dia, sem razão aparente, atacou o Kadú, e isso motivou a sua exclusão da CAN (Copa Africana de Nações). O que se disse nos corredores, é que o Loide começou a ter alguns problemas comportamentais após a morte do pai, e o CAN foi um pouco depois desse incidente - explicou Romilsom.
Base no Sporting
Loide iniciou sua vida no futebol em um projeto na Escola de Futebol do Zango, em Angola. Depois, se transferiu para as categorias de base do Sporting, de Portugal e termina seu processo de formação no Farense, onde estreia como profissional, em 2021.
- Ele jogou em Angola apenas nos escalões de formação, e, em seguida, foi para a Academia do Sporting (Alcochete). A passagem dele foi discreta, apesar de ele ter se destacado na formação e ter atraído atenção dos grandes de Angola. O fato de nunca ter jogado a primeira divisão não o fez tão midiático, a sua popularidade começa quando estreia pela seleção nacional.
Logo em seu ano de estreia como profissional, o jogador foi convocado pela primeira vez para a seleção de Angola. Foram sete jogos e um gol, até o episódio de indisciplina, em janeiro de 2024.
- Loide teve poucos jogos e pouca sequência pela seleção, então, há pouca coisa por se dizer em relação aos Palancas Negras, mas até ao episódio de disciplina na CAN, ele era muito admirado e apreciado, hoje, ainda é, mas essa situação manchou um pouco esse carinho.
Ascensão no Mafra
É atuando pelo Mafra que o atacante chama, de fato, a atenção. Loide chega ao clube português no meio de 2022 e é fundamental na recuperação da equipe, que brigava contra a zona de rebaixamento na segunda divisão nacional.
Com o jogador entre os titulares, o Mafra fica quase três meses sem ser derrotado e terminou a competição em sexto lugar. Por lá, foram 23 jogos, com nove participações diretas em gols - seis gols e três assistências. As boas atuações atraíram os olhos do mercado, e Loide acabou negociado com o Alanyaspor, da Turquia.
Melhor momento na Turquia
Ao assinar com o Alanyaspor, Loide enfrenta seu primeiro desafio em um time de primeira divisão. Na temporada 2023/2024, o angolano soma 27 jogos - seu maior número de partidas em uma temporada como profissional -, com três gols e duas assistências
- No Mafra, ele explode, e na Turquia experimenta o primeiro desafio profissional numa primeira divisão, em que o nível de exigência é maior. Eu acredito que na Turquia, e principalmente no final da temporada 2023-2024 e nessa temporada 2024-2025 o Loide viveu e vive o melhor momento da carreira. Está a jogar onde gosta, como extremo (ponta) mais perto da área, e com menos responsabilidades defensivas, e está a marcar mais gols e fazer mais assistências, joga de forma mais livre.
Amor ao Brasil e polêmicas com lives
Para pessoas próximas, o jogador nunca escondeu sua admiração pelo futebol brasileiro e se mostrou muito empolgado desde o início das negociações com o Vasco para se transferir para o Rio de Janeiro.
O jogador movimentou as redes sociais e os torcedores na última semana com duas lives e demonstrou sua insatisfação com jogo duro feito seu clube, o Alanyaspor, da Turquia, e o desejo de atuar no futebol brasileiro.
- Ah, me deixem em paz. Eu nasci sozinho. Não nasci gêmeo. Não importa, os clubes têm que entender. Meu sonho sempre foi jogar no Brasil. É meu sonho. Independentemente do clube que vou jogar. Não sufoque o artista - afirmou Loide.
As falas de Loide Augusto geraram desconforto entre os membros da diretoria do Alanyaspor, e o atleta se divulgou um comunicado nesta quinta-feira se explicando sobre suas últimas aparições nas redes sociais. Ele afirmou que não teve a intenção de desrespeitar seu clube, o Alanyaspor, e reforçou o desejo de jogar no clube de São Januário.
Mas essa não foi a única vez que o jogador que causou polêmica com suas aparições em redes sociais. No ano passado, Loide também fez uma live com críticas ao dirigentes da Federação Angolana de Futebol e os posicionamentos de alguns colegas de equipe. O vídeo viralizou, e ele recebeu abriu uma segunda live posteriormente, e acabou dirigindo sua insatisfação com o momento para os torcedores, que terminaram decepcionados com o jogador, como conta Romilsom.
- Ele faz uma live e faz questão de dizer que não tinha nenhum problema com o treinador, mas que havia dirigentes na federação que, no olhar dele, eram pessoas que não estavam fazendo bem o seu trabalho. Depois, começou a falar do ambiente lá no grupo, a criticar alguns jogadores, alguns capitães. Alegou que há falsidade no meio do grupo, que há jogadores que derrubam outros jogadores
- Depois dessa primeira live ter viralizado no dia a seguir teve a repercussão natural, os adeptos estavam insatisfeitos e tudo mais e depois ele abriu uma live a falar dos adeptos, eu percebi pelo menos que o foco era quem estava na live e estava a incomodar, estava a cobrar responsabilidades ele mostrou a insatisfação mas depois teve direcionamentos gerais e acho que visto no primeiro vídeo que deixaram os adeptos um pouco tristes e magoados e também decepcionados com ele - explicou Romilsom.
E como Loide pode ajudar o Vasco?
- É um jogador que gosta das situações de um para um, o drible é o principal ponto forte dele. Sei que no Brasil há muitos jogadores habilidosos, e o Loide vai estar no topo dessa lista. Ele é muito rápido, cruza bem com os dois pés, Vegetti poderá ser servido muitas vezes, e com a meia distância que tem poderá marcar alguns gols, apesar dele ser mais um criador que um finalizador, mas é rápido, e se jogadores como Coutinho e Payet criaram chances para ele com passes em profundidade, ele poderá fazer gols - afirmou Romilsom
Fonte: ge
Mais lidas
-
0 Os próximos jogadores que devem sair do Vasco em 2025, segundo jornalista
TOP
-
0 Vasco já havia informado que faria um empréstimo
TOP
-
2 RTI: O motivo de Maxime ter sido 'escanteado' por Carille
TOP
-
0 Maxime vem sofrendo com o forte calor e já acenou para o Vasco
TOP
-
2 Mudança na CBF fez o Vasco tomar atitude sobre Capasso
TOP
-
0 Comentarista angolano diz como Loide Augusto pode ajudar o Vasco
TOP
-
0 O que o Vasco pretende fazer para financiar suas atividades durante a RJ
TOP
-
0 Um dos motivos que foram listados pelo Vasco para dar início a RJ
TOP
-
0 RJ sempre foi tratado por Pedrinho e seus diretores como fundamental
-
0 Giuberti: A escolha do Vasco em renovar com a Kappa