Futebol

Comandando o América-MG, Lisca fez críticas ao árbitro Anderson Daronco

Foi de fato bastante esquisita a arbitragem do gaúcho Anderson Daronco no jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil em que o São Paulo eliminou o Vasco.

E não falo só com base nos lances interpretativos, todos discutivelmente contrários ao clube carioca.

Mas a expulsão de Lisca já nos acréscimos pareceu mostrar que Daronco ainda não digeriu aquelas declarações do dia 29 de janeiro.

Lembram?

O treinador do América-MG fez severas críticas ao departamento de arbitragem da CBF, queixando-se de erros que deram a Chapecoense o título da Série B...

"Seu Anderson Daronco, meu amigo, meu conterrâneo. Eu vi o pênalti que o senhor apitou agora, aos 52 minutos, para a Chapecoense. Que vergonha! O senhor tem que ter vergonha do que está fazendo na sua carreira. Que pena que você fez isso" , esbravejou, diante das câmeras.

Referia-se ao árbitro que em Santa Catarina havia acabado de apitar a vitória de 3 a 1 da Chapecoense sobre o Confiança.

Daronco marcou um pênalti claro a favor da Chape, nos segundos finais dos acréscimos, e o gol de Anderson Ramon tirou o título dos mineiros.

Naquela noite, a metralhadora de Lisca atingiu outros membros do quadro nacional de arbitragem.

Falou do árbitro Flávio Rodrigues e o auxiliar Evandro de Melo, dupla que validou o gol do Avaí, marcado por Getúlio, em posição duvidosa...

... e também da árbitra Edina Alves e do auxiliar Anderson de Moraes, dupla que, nos acréscimos e erroneamente, invalidou um gol do atacante Ademir no 2 a 2 entre América-MG e Chapecoense pela 30ª rodada, em 20 de dezembro.

Lembrando que em 2020 o América-MG ficou sem o título por diferença de um gol no saldo (21 a 20).

Totalmente fora de controle, sem o amparo de dirigentes ou até mesmo de um executivo de futebol, Lisca assumiu postura de enfrentamento ao departamento de arbitragens da CBF.

Chegou a pedir a saída de Leonardo Gaciba, o chefe da pasta.

"Seu Gaciba, abandona, velho! Tu não tens condição nenhuma de dirigir nada. Teu quadro de árbitros foi uma vergonha. Vocês decidiram o campeonato da Série B para um time. Erros em cima de erros, e mais erros..."

Enfim, o destempero do agora treinador do Vasco, somado ao comportamento "sincerão" da noite do dia 3 de março, quando criticou a CBF por seguir com a disputa da Copa do Brasil em meio à pandemia, pode ter gerado uma justificável antipatia.

Desde então, Lisca só venceu uma das nove partidas válidas por competições da entidade.

Voltando à expulsão, justificada na súmula de Daronco como punição à ironia do treinador em relação à arbitragem, não restam dúvidas: aí tem treta...

Fonte: Blog Futebol, Coisa & Tal - Extra Online