Futebol

Com vantagem no placar, Vasco prega tranquilidade antes da decisão

Vale a pena jogar pelo empate na decisão? Se o time que joga pela igualdade sofrer um gol logo no começo, isso pode abalar sua estabilidade. Porém, se marcar o tento antes do rival, o desespero de quem precisa vencer aumenta. Tendo esses cenários pela frente, os jogadores do Vasco só têm uma certeza: o equilíbrio é ingrediente fundamental na receita que pode trazer o título depois de 12 anos para São Januário. Jogando pelo empate, o Vasco encara o Botafogo neste domingo, no Maracanã, na decisão do Carioca.

"Temos que manter o equilíbrio ao longo dos noventa minutos, independentemente do que estiver acontecendo. Sabemos que será um jogo muito disputado, como foi o primeiro jogo da final e como têm sido os clássicos deste Campeonato Carioca. Portanto, não podemos nos assustar com nada e temos que trabalhar sempre pensando que o fim pode ser feliz", disse o zagueiro Luan, que se firmou como titular ao longo da competição.

O volante Serginho, protagonista ao sofrer pênalti na semifinal, concorda com o companheiro. "O Vasco conseguiu uma importante vantagem, mas que não nos garante nada. Justamente por isso que temos que ir a campo cientes de que tudo pode acontecer. Podemos marcar um gol de início, sofrer um gol de cara e essas coisas acontecem, ainda mais em clássico. O importante, porém, é mantermos sempre o equilíbrio em campo. O Vasco tem noventa minutos para ganhar o título e temos que agir tendo isso em mente", disse o jogador.

Rodrigo, por sua vez, entende que os mais variados cenários de um clássico devem ser levados em consideração antes de a bola rolar para que os jogadores não se assustem com o que pode acontecer.

"Será mais um duelo equilibrado. O Vasco tem um time experiente, com jogadores acostumados a lidar com momentos decisivos. Portanto, entendo que não devemos nos desesperar com nada, pois o clássico é dinâmico. O Botafogo com certeza vai querer pressionar porque precisa do resultado e o Vasco também precisar buscar gols que o aproximem da conquista. Neste cenário qualquer coisa pode acontecer e temos que manter o equilíbrio em campo", disse o zagueiro.

O técnico Doriva continua mantendo os treinos fechados, atendendo o pedido da diretoria. Especula-se que ele deverá repetir a escalação do primeiro duelo. Dessa maneira o Cruz-maltino atuaria com: Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Pablo Guiñazú, Serginho, Julio dos Santos e Marcinho; Dagoberto e Gilberto. Porém hoje o meia Bernardo treinou no lugar do Marcinho. 

Nesta sexta-feira à tarde o elenco treina na Escola de Preparação Física do Exército já que São Januário está sendo alugado para a realização de um culto evangélico. Depois da atividade começa o período de concentração para o clássico, sendo que os jogadores ainda participam de um recreativo no sábado, na parte da manhã.

A última vez que o Vasco conquistou o título do Campeonato Carioca foi em 2003, em uma decisão com o Fluminense.

Fonte: ESPN