Com um batalhão de reforços, Vasco joga para dar a volta por cima no Carioca
O Vasco começou o ano com a difícil missão de transformar um time campeão da Série B do Campeonato Brasileiro numa equipe capaz de voltar a competir na elite do futebol. O time do ano passado até surpreendeu pela força, chegando às semifinais da Copa do Brasil e dando muito trabalho ao campeão Corinthians, mas tinha uma série de limitações que impediria seu sucesso em competições de alto nível e competitividade. E o Campeonato Carioca vai ser a primeira prova desse Vasco renovado que trouxe 11 reforços e teve que superar a perda do técnico Dorival Júnior.
De olho em alçar vôos mais altos na temporada 2010, o Vasco correu para se reforçar e foi o clube do Rio de Janeiro que mais contratou para esse começo de ano. Foram 11 reforços: Dodô, Rafael Carioca, Thiago Martinelli, Márcio Careca, Rafael Coelho, Élder Granja, Léo Gago, Gustavo, Caíque, Geovane Maranhão e Jumar. Do grupo, os que mais se destacam são o atacante Dodô, consagrado artilheiro que tenta voltar ao futebol após período de afastamento por doping, e Rafael Carioca, revelação do Grêmio que vinha brilhando pelo Spartak de Moscou, da Rússia, antes de chegar a São Januário.
Outros que também merecem atenção são o volante Léo Gago, que fez um bom Brasileirão pelo Avaí, e o atacante Rafael Coelho, artilheiro da Série B com a camisa do Figueirense. Com tantos reforços, é difícil imaginar um Vasco entrosado no primeiro turno e a tendência é que o Gigante da Colina mostre suas garras só na Taça Rio. Os remanescentes do elenco do ano passado Carlos Alberto, Fernando Prass e Fernando também prometem dar trabalho aos adversários.
Após um ano de uma verdadeira lua-de-mel com a diretoria e com a torcida cruzmaltina, o técnico Dorival Júnior acabou não renovando com o Vasco após uma série de desentendimentos e um suposto acerto dele com o Grêmio que acabou não acontecendo. No fim, o treinador foi para o Santos e o Gigante da Colina apostou em Vagner Mancini, que comandou o próprio Santos durante parte da temporada e o Vitória.
Mancini ganhou destaque no cenário nacional após levar o modesto Paulista ao título da Copa do Brasil, em 2005. Depois de uma passagem conturbada pelo Grêmio, ele comandou o Vitória e teve a chance de treinar o Santos em 2009. Seus resultados ficaram abaixo do esperado e ele acabou demitido. Voltou a treinar o clube baiano no Campeonato Brasileiro, teve um bom recomeço, mas a equipe desandou na reta final.
É difícil saber o que esperar de Mancini no Vasco e, apesar de todo respeito adquirido recentemente, ele ainda é uma aposta que tem mostrado pouca regularidade nos clubes pelos quais passou.
Time base para o Carioca: Fernando Prass, Elder Granja, Fernando, Gian (Titi) e Márcio Careca; Nilton, Léo Gago (Rafael Carioca), Jumar (Souza) e Carlos Alberto; Rafael Coelho e Dodô
Técnico: Vagner Mancini
- SuperVasco