Futebol

Com retorno de cerveja aos estádios, FERJ espera por mais público

O Campeonato Carioca continuará na semana que vem, com o início da Taça Rio, e terá uma grande novidade com relação aos outros estaduais do país na tentativa de atrair o público de volta aos estádios. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) publicará, nesta segunda-feira, uma resolução que autoriza a venda de cerveja nas arquibancadas a partir da próxima semana nas competições organizadas pela entidade e, a partir do próximo sábado, os torcedores poderão consumir a bebida dentro dos estádios.

A informação foi confirmada pelo próprio presidente da Ferj, Rubens Lopes, no último domingo, no Engenhão, durante o jogo entre Vasco e Botafogo pela final da Taça Guanabara. A resolução que autorizará a venda de cerveja nos estádios durante o Carioca entrará em vigor já na primeira rodada da Taça Rio, o segundo turno da competição estadual, e permitirá a comercialização da bebida em todos os setores até 15 minutos antes do início das partidas. O objetivo é tentar atrair mais público para os jogos, que têm tido arquibancadas vazias frequentemente.

A venda poderá começar até duas horas antes, mas precisará se encerrar quando faltar, no máximo, 15 minutos para começar o jogo. Nos intervalos ou depois dos jogos, a comercialização de cerveja já não será mais permitida. Ainda de acordo com a nova resolução que será publicada nesta segunda, a liberação acontecerá apenas para a cerveja, sendo que qualquer outro tipo de bebida alcoólica (destilados) continua vetado. Além disso, a venda só poderá ser feita por postos autorizados e os torcedores não poderão entrar nas arquibancadas portando a bebida – o modelo copia aquele existente nos estádios europeus.

A proibição das bebidas alcoólicas nos estádios pela Ferj existe desde 2008 e tinha por objetivo diminuir a violência nas arquibancadas. Mas, o argumento da entidade para liberar o consumo de cerveja a partir deste ano é fundamentado justamente nas estatísticas, que comprovam que a ausência dessa bebida não influenciou neste quesito. Ainda assim, o Estatuto do Torcedor ainda veta a comercialização de cerveja nos estádios e, em competições organizadas pela CBF, ela continuará proibida no Rio de Janeiro.

Fonte: ESPN BRASIL - ESPN.COM.BR