Futebol

Com reabertura neste sábado, Maracanã inicia nova era

Foram dois anos e sete meses de espera, mas neste sábado o público convidado vai poder conferir todas as mudanças deste Maracanã repaginado para o século XXI.

A reconstrução do Maracanã seguiu padrões bem exigentes de sustentabilidade e baixo impacto ambiental, até mesmo por exigência do BNDES, de quem o governo tomou emprestado R$ 400 milhões para financiar parte da obra. Assim, o estádio terá 1560 paineis de captação de energia solar, que vão gerar energia suficiente para manter 240 casas durante um ano. O que não for consumido pelo estádio será revendido à rede pública.

A captação da água da chuva foi outra preocupação do governo durante a execução do projeto. Serão dois sistemas: um instalado ao redor do gramado e outro na cobertura. No primeiro, a água captada será aproveitada para a irrigação do campo. No segundo, foram instaladas 60 calhas no teto que levarão a água a dois reservatórios. Depois de tratada, ela será utilizada nos banheiros.

O Maracanã mudou também para oferecer uma nova experiência ao torcedor. Se antes da reforma o que se chamava de cadeira era um quadrado de plástico fixado no concreto, todas agora têm encosto e braços para apoio, nada que lembre o antigo formato.

O estádio também foi inserido no conceito de arena multiuso. O Maraca vai ganhar restaurante, museu e será um local para eventos que podem acontecer paralelamente aos jogos de futebol, como, por exemplo, shows ou encontros corporativos. No túnel que dá acesso ao campo, grandes salas serão reservadas para guardar material no caso de grandes turnês de artistas internacionais e nacionais.

O governo checará neste sábado como se comportará o estádio com público e se banheiros, acesso e outros ítens funcionarão corretamente.

O EVENTO-TESTE

A partida entre os Amigos de Ronaldo contra os Amigos de Bebeto, às 19h, será o evento principal da reabertura do Maracanã. Com apenas 30% do estádio aberto para o público (cerca de 26 mil pessoas), a plateia será formada por operários da obra, familiares, convidados e jornalistas. A presidente Dilma Rousseff também estará presente.

Dentro de campo, os dois campeões mundiais serão acompanhados por nomes como Júnior, Renato Gaúcho, Jorginho e Falcão, craque do futsal. Os times serão liderados por Carlos Alberto Parreira e Valdir Espinosa.

Antes de a bola rolar, os cantores Naldo, Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flor e Preta Gil farão uma apresentação. O Hino Nacional do Brasil será interpretado por Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Ivan Lins e Eduardo Dusek.

No dia 15 de maio, o estádio receberá um evento-teste com 50% da capacidade total do estádio. Em 2 de junho, Brasil e Inglaterra farão amistoso com os 78.838 mil assentos disponíveis para os torcedores.

AS NOVIDADES

Campo menor
Campo do Maracanã foi reduzido para as adaptações ao padrão da Fifa. Dos 110x75m, o gramado terá dimensões de 105x68m.

Nova cobertura
A antiga cobertura de concreto foi demolida e substituída por uma estrutura composta por 120 membranas de teflon e fibra de vidro.

Olho no lance
Quatro telões com 98 metros quadrados foram instalados. As estruturas são formadas por placas de imagens de alta definição.

Acesso
O estádio terá 15 elevadores e seis escadas rolantes. Além das duas rampas monumentais, mais quatro pontos de escoamento foram erguidos.

Área VIP
As áreas nobres do estádio são compreendidas por 110 novos camarotes (capacidade média para 25 pessoas) e 10 mil assentos premium.

Números grandiosos
Serão 60 bares, além de 231 banheiros. O sistema de som tem 78 alto-falantes e 396 refletores iluminarão o Maracanã.

BATE-BOLA
André Lazaroni
Secretário Estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro

Qual a principal mudança que o torcedor vai encontrar no Maraca?
Tudo. Do teto ao sistema de som, dos placares eletrônicos às cadeiras. É uma outra visão de conforto para a torcida no estádio.

Não há mais separação entre torcida e o campo. O governo não teme que haja invasão no campo?
Isto foi uma exigência da Fifa e acredito que em jogos fora da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, o policiamento deve ser reforçado para que este tipo de coisa não aconteça.

Na questão da segurança o que mudou?
Temos agora um centro de controle moderno e centralizado, com diversas câmeras espalhadas por todo o estádio. Quem praticar vandalismo e se comportar mal certamente será identificado e punido nos critérios da lei.

E para os jogadores, qual a principal mudança?
Os vestiários estão reformados e modernos, com uma área com banheiras para descanso e relaxamento muscular. Vamos providenciar também para cada vestiário uma máquina de gelo para ajudar na recuperação dos jogadores quando houver necessidade.

Fonte: Lancenet!