Futebol

Com o empate de ontem, Vasco pode perder até três posições

Empatar no Morumbi com o São Paulo em 0 a 0, mesmo com o time paulista em crise, não pode ser considerado um mau resultado. A postura e a atuação do Vasco, porém, merecem críticas: mal postada em campo, extremamente defensiva e sem criatividade, a equipe não conseguiu uma finalização sequer durante os 90 minutos ontem. Com o resultado, os vascaínos somam 22 pontos e se mantêm na nona colocação, mas hoje podem ser ultrapassados por até três clubes: Flamengo, Palmeiras e Vitória ou Guarani, que se enfrentam.

O Tricolor Paulista é o 15º colocado, com 18 pontos.

Sem Carlos Alberto, PC Gusmão colocou Allan no meio-campo, mantendo Felipe na lateral esquerda, mesmo depois da atuação apagada do jogador quando atuou nessa posição, no empate com o Fluminense, domingo. Não foi uma boa escolha do treinador.

O São Paulo rondou a área vascaína desde os primeiros minutos, mesmo sem muita criatividade no meio-campo.

Aos 3 minutos, depois de boa jogada pela direita, Ricardo Oliveira recebeu o passe e bateu para defesa de Fernando Prass. Os dois times erravam passes demais e o jogo seguia em ritmo lento.

Na falta de grandes lances, o que chamou atenção, aos 27 minutos, foi quando Fernandinho, irritado, chutou a bandeira de córner, arrancando-a do mastro. O árbitro Carlos Eugênio Simon mandou que ele a colocasse de volta no lugar.

No lugar certo estava Fernando Prass, aos 28. O goleiro saiu bem numa bola lançada na área. O Tricolor seguia com mais de volume diante de um Vasco apático. Aos 43 minutos, Jean cobrou falta de longe, a bola ganhou efeito e acertou o travessão de Prass.

Na volta do intervalo, PC Gusmão colocou Fumagalli no lugar de Allan, mas a mudança não alterou o panorama: o Vasco errava lances bobos e não conseguia chutar a gol. Aos 15, Jonathan entrou na vaga do inoperante Zé Roberto.

Mesmo sem ser brilhante, o São Paulo, pelo menos, conseguia finalizar, com pouco sucesso.

Aos 28, Jean chutou da entrada da área, mas a bola subiu muito.

Quase no fim, o Vasco esteve perto de amargar a derrota: aos 40, Fernandão deu belo passe paraMarcelinho, que recebeu na área e chutou para grande defesa de Prass.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO Rogério Ceni, Jean, Xandão, Miranda e Junior Cesar; Casemiro (Carlinhos Paraíba), Rodrigo Souto, Richarlyson e Marcelinho; Fernandinho (Dagoberto) e Ricardo Oliveira (Fernandão).

Técnico: Sérgio Baresi.

VASCO Fernando Prass, Fagner, Fernando, Dedée Felipe (Irrazábal); Nilton, Rafael Carioca, Romulo e Allan (Fumagalli); Zé Roberto(Jonathan) e Éder Luis. Técnico: PC Gusmão.

Local: Morumbi.
Árbitro: Carlos Eugenio Simon (Fifa-RS).
Cartões Amarelos: Rômulo e Fernandinho.
Renda: R$226.723,59.
Público: 10.802 pagantes.

Fonte: O Dia