Futebol

Com meta de arrancada traçada, Jorginho vê Flamengo como ameaça ao Vasco

A máxima de que o jogo mais importante é sempre o próximo nunca foi tão legítima no Vasco. O time já pode ser considerado o vencedor nos confrontos contra o Flamengo neste ano. Afinal, ganhou três vezes e eliminou o rival do Estadual e da Copa do Brasil. Mas nada disso importa para o técnico Jorginho, que precisa da vitória amanhã para não comprometer a reação no Brasileiro. Com a necessidade de conquistar 23 dos 33 pontos ainda estão em disputa para evitar o rebaixamento, qualquer tropeço pode trazer sérias consequências.

— Isso (freguesia do Flamengo) não é uma realidade. Cada jogo é uma história completamente diferente. A gente sabe o potencial que o Flamengo tem. Essa coisa de escrita são tabus que acabam sendo quebrados. A gente espera que não, mas sabe como é difícil, porque é uma equipe muito perigosa — disse ele.

Embora evite falar em planos de médio a longo prazo, Jorginho deixou escapar que, dentro de seu planejamento, trabalha com a perspectiva de vitória nas próximas três partidas. Depois do clássico contra o Flamengo, o Vasco fará dois confrontos contra rivais diretos na luta contra o rebaixamento: Avaí (fora) e Chapecoense (em casa). A ideia é chegar mais aliviado na 31ª rodada, quando o time volta ao Morumbi para enfrentar o São Paulo, adversário que o atropelou na última quarta-feira, pela Copa do Brasil.

— O objetivo é jogo a jogo. A gente não pode perder essa partida, tem que pontuar. Depois, temos jogos com dois concorrentes diretos. Vamos procurar fazer o melhor. São nove pontos que precisamos conquistar. E o primeiro passo é contra o Flamengo — explicou o treinador.

A concentração para o clássico é tanta que, mesmo sem ter realizado treino técnico, Jorginho fechou toda a atividade de ontem para a imprensa. O clube não quer que o rival tome conhecimento do clima em São Januário antes do confronto.

A equipe ainda é um mistério. De certo, apenas a volta de Leandrão, que não enfrentou o São Paulo por não estar inscrito na Copa do Brasil. Rafael Silva, preservado durante a semana para se recuperar de desgaste muscular, foi visto em campo sem apresentar qualquer limitação, e também deve retornar. Já a participação de Jorge Henrique, que se recupera de estiramento na coxa direita, ainda é incerta.

A maior dúvida, no entanto, está no meio de campo. Suspenso com o terceiro cartão amarelo, Serginho não joga. Rafael Vaz e Guiñazu são os principais candidatos a ocupar a vaga. A definição sairá no treino de hoje.


 

Fonte: Extra