Futebol

Com dúvidas, Flu e Vasco travam jogo de xadrez querendo a final da Taça GB

Vagner Mancini, técnico vascaíno, definiu bem o espírito do clássico entre Vasco e Fluminense deste sábado, às 18h30, no Maracanã: \"Vamos ter uma batalha de xadrez\", analisou o comandante.

O Cruzmaltino e o Tricolor, os melhores ataques da Taça Guanabara, com 16 e 12 gols respectivamente, entram em campo cientes de que um descuido durante a partida poderá resultar na eliminação de um dos dois. Por isso, o fator emocional pode ser decisivo.

\"O equilíbrio emocional fala muito alto nessas horas e trabalhamos muito com o emocional dos atletas e esperamos que eles atuem bem no clássico. O time tem que entrar confiante dentro de campo, mas com uma segurança na marcação\", disse o comandante cruzmaltino.

Apesar da confiança para o clássico, o Vasco ganhou uma importante dúvida de última hora. Carlos Alberto, capitão vascaíno e um dos líderes do time, sofreu forte entrada no pé direito durante o treino desta sexta-feira, e saiu do campo mancando.

Clovis Munhoz, preparador médico do time da Colina, acredita na escalação do camisa 19. \"Afirmar 100% a escalação de Carlos Alberto amanhã seria prematuro, mas acredito que ele entre em campo. Ainda temos tempo antes do jogo\", declarou.

Com o capitão se recuperando, Mancini deverá escalar o Vasco minutos antes do jogo de amanhã. O jovem Magno aparece como principal nome para substituir o camisa 19.
\"Vou esperar até minutos antes da partida. Carlos Alberto é um jogador fundamental para o Vasco, não cogito de forma alguma a ausência dele, mas devemos esperar\", finalizou.

Cuca espera por Maicon, mas Bruno Veiga deve jogar ao lado de Fred

Não se pode dizer que Cuca é uma pessoa que desiste facilmente de suas vontades. Mesmo com Maicon, camisa 10 tricolor, não participando dos treinamentos no Estádio Luso-Brasileiro desta sexta-feira, completando três dias sem treinar, o comandante do time das Laranjeiras irá aguardar até o último momento para saber as reais condições do atleta.

\"Vamos esperar o departamento médico nos passar se ele pode ou não jogar. Se ele estiver em condições, vai para o jogo. Do contrário, vou decidir entre o Alan e o Bruno Veiga\". Bruno, jovem atacante que veio das categorias de base do Fluminense, treinou ao lado de Fred, recuperado de lesão, e deverá ser o companheiro do camisa 9 no clássico de sábado.

Cuca também disse que seus comandados devem ter maturidade e tranquilidade, pois o jogo pode definir todo o campeonato para o Flu. \"Futebol são 95 minutos ali dentro. É um jogo que precisa ser praticado de forma inteligente e madura pelo nosso time, de maneira que possamos jogar bem o jogo todo e não um tempo apenas\", ressaltou o técnico, lembrando dos 5 a 3 sofridos contra o Flamengo, quando o Tricolor terminou o primeiro tempo do jogo vencendo por 3 a 1.

Respeitando o adversário, Cuca admitiu que se preocupa com Dodô. \"Estou preocupado com o Vasco de forma geral. Fizeram um bom campeonato e o time deu liga em um tempo curto. Time jovem e muito equilibrado pode surpreender. O Dodô é um cara diferenciado. Ele esteve comigo no passado e foi espetacular. A lembrança é muito boa\", finalizou.

Ficha Técnica:

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 13/02/10 - 18h30
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Assistentes: Jackson Lourenço Massara dos Santos (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ)

Vasco: Fernando Prass, Élder Granja, Fernando, Titi e Márcio Careca; Nilton, Souza, Léo Gago e Carlos Alberto(Magno); Philippe Coutinho e Dodô. Técnico: Vágner Mancini.

Fluminense: Rafael; Mariano, Gum, Cássio e Júlio César; Diogo, Diguinho, Everton e Conca; Maicon (Alan ou Bruno Veiga) e Fred. Técnico: Cuca.

Fonte: SRZD - Sidney Rezende